Mulher fruta: É para chupar e cuspir o bagaço?

Segunda-feira de Carnaval. Um espetáculo me impressiona profundamente. Sobre um trio elétrico, uma moça, necessário dizer que é afrodescendente, completamente nua, sem tapa sexo ou aquelas lantejoulas sobre o bico dos seios, requebra ao som de um pagode cuja letra diz nada menos que "rala a xana no alfalto". Ela desce até o chão, como … Continuar a ler Mulher fruta: É para chupar e cuspir o bagaço?

bell hooks: uma grande mulher em letras minúsculas

Em 2006 decidi que queria fazer mestrado em Letras. Sem traquejo acadêmico, depois de quase dez anos fora da faculdade, me matriculei como aluna especial na UFBA. Comprei cadernos, canetas, agenda... toda a parafernália estudantil que julgava que iria precisar. Tinha ideia clara sobre o tema que defenderia na minha dissertação, mas não sabia por … Continuar a ler bell hooks: uma grande mulher em letras minúsculas

Mínimos contos

Maria acordou decidida a abrir mão de várias coisas que lhe pesavam na alma. Também chegou à conclusão de que havia pessoas pelas quais não valia a pena lutar e que, certas ideias, merecem ser defendidas até a morte. Não, Maria não queria morrer. Apesar dos primeiros fios de cabelo branco e das bolsinhas embaixo … Continuar a ler Mínimos contos

O homem no muro

A vida passa e o homem assiste acomodado sobre o muro ele vê Há vida. Aaah! Vida que passa... E sobre o muro o homem assiste sem ação, sem movimento, só vê suspira esse homem sobre o muro não desce e nem escolhe partido A vida passa e o homem assiste acomodado sobre o muro … Continuar a ler O homem no muro

Dionisíacas

Da Série Migrações Dionisíacas Seu amor dura um acorde a espiral da serpentina o tempo que leva o confete para cair dos cabelos... Seu amor é profundo, como o som dos tambores e é efêmero, ilusório, tão inconstante quanto o Carnaval... ......................... Sem sombra O que vejo, no espelho um reflexo, miragem princípio sem fim. … Continuar a ler Dionisíacas

Tentativas de Haicai

O pranto seca na face cansada do dia que foge ..................... No espelho do rio outra gota cintila uma lágrima! ............................... Dia nublado céu de luto espera a chuva ............................ Dorme o menino ressona e cintila a cama de estrelas ............................. Em meu peito, a noite cala a ansiedade o silêncio quebra, o encanto da … Continuar a ler Tentativas de Haicai

Mínimas ideias

Um eco triste que escapou Cada pesar vira um verso cada verso, um lamento da alma partida, alquebrada linha de palavras, remendo. ......................... Ofício diário Cada sorriso vira um eco dos versos dentro de mim velha sina de escrever eterno sem ponto, sem rima ou fim ........................ Volver Não há surpresa que chegue dormir em … Continuar a ler Mínimas ideias

“Meus 11 anos”

Da Série Migrações Me vejo no espelho não sei o que vejo meu rosto redondo, afinou... e sobre minha boca não sei que coisa é se penugem, bigode? miragem... Minhas pernas roliças agora tão compridas... Olho embaixo do braço e até dentro da cueca nos lugares engraçados não têm pelos ainda! Não me sinto mais … Continuar a ler “Meus 11 anos”