Geral, Literatura, Resenhas

Resenha: A garota das laranjas

Carta de amor em forma de romance

A Garota das Laranjas é uma belíssima carta de amor contada em forma de romance. Uma declaração de afeto incondicional de um pai morto para seu filho adolescente, de um homem para uma mulher e de um ser humano em seus últimos dias para a vida. O livrinho de Jostein Gaarder (autor de O mundo de Sofia) o que tem de pequeno (136 páginas apenas) tem de impactante. A singeleza da história, sua ternura e doçura comovem. E apesar do tom melancólico, considero-o muito otimista.

Jostein Gaarder está menos didático nessa obra, mas a pegada filosófica de seus livros se mantém, só que aqui é bem mais humanista e instintiva do que pragmática. Seu estilo de escrita é em tom confessional, de conversa, e as cartas sempre surgem como metáfora e como elo entre as personagens. Alberto, o filósofo de O Mundo de Sofia se comunica com sua pupila por cartas.

O fato do autor sempre contar suas histórias sob o ponto de vista de crianças ou adolescentes só reforça a teoria de que para ele, com o passar dos anos, na medida em que envelhecemos, perdemos a capacidade de nos encantar com o mundo. Uma vez perdido esse encanto, esvai-se também nossa capacidade de admiração e questionamento.

E é para evitar que o filho se torne mais um na multidão, que um pai com uma doença terminal decide deixar-lhe uma longa carta, contando-lhe de uma grande paixão vivida na juventude e mostrando de que forma o amor o salvou de uma existência medíocre.

O jovem, que começa a viver as emoções do primeiro amor, absorve essas lições de um pai já perdido no tempo e no espaço e amadurece no decorrer da história. Enfrentar os próprios medos, persistir nos desejos que valem a pena ser perseguidos, encarar o desafio diário de estar vivo com leveza e uma certa gratidão, estas são algumas das belas lições passadas ao protagonista e, por tabela, aos leitores.

Diante de tanta riqueza de ideias e sentimentos, descobrir quem é a misteriosa “garota das laranjas” do título é o de menos. O que vale mesmo nessa viagem curta, porém intensa (como a própria vida) é a profundidade das reflexões que o autor propõe a partir de uma simples história de amor com ingredientes de um conto de fadas.

Se for reparar bem, na vida real aqui fora das páginas dos livros, também há centenas de pequenas histórias que parecem saídas do mundo dos sonhos. O que Jostein Gaarder propõe é atenção para não deixá-las escapar!

Ficha técnica:
A garota das Laranjas

Autor: Jostein Gaarder

Tradução: Luis Antonio de Araújo

Editora: Companhia das Letras

136 páginas / R$ 27,00, em média

 

*Leia um trecho da obra aqui.

Anúncios

9 thoughts on “Resenha: A garota das laranjas”

  1. Olá Andreia, estou cursando pedagogia e tenho que resenhar o livro Garota das Laranjas, peguei alguns exemplos como fazer uma boa resenha!!!
    obrigada pelos toques você escreve muito bem!!!

    1. Oi Helena,
      Obrigada pela visita. Engraçado que foi justamente uma professora de língua portuguesa, que depois se tornou uma amiga para a vida toda, quem me incutiu esse gosto pela leitura crítica :) Abraços e bem-vinda ao blog!

      1. Fico feliz em saber que uma professora de Língua Portuguesa foi tão importante para você. Estou lendo algumas resenhas suas. Preciso fazer uma sobre um livro, pois participei de um concurso e fui uma das escolhidas. Agora estou tentando escrever uma resenha. Tem que ser caprichada, lógico! Você escreve muito bem…parabéns pelo blog! beijos
        Espero poder ser sua amiga também. Gosto de conversar com pessoas apaixonadas pela leitura!

  2. Quando li O Mundo de Sofia fiquei totalmente encantada, reflexiva. Gaarder é esse tipo de autor que não nos cansa, que escreve da alma para alma. Li dele, também, o melancólico Através do Espelho e gostei bastante. Pretendo ler esse que resenhou tão bem. Um autor tão emocional, com certeza merece ser lido!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s