Portfólio

Em Porto Seguro – BA, em abril de 2000, na cobertura do evento dos 500 Anos do Descobrimento do Brasil…

Andreia Santana

Ganho a vida como jornalista profissional desde 1998, ano em que me formei na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/Ufba). Mas, comecei a estagiar na área de comunicação dois anos antes, em 1996. Atualmente, integro a equipe de edição do jornal CORREIO*

Desde o começo da carreira, já passei também pelas redações dos jornais Tribuna da Bahia e A TARDE, em funções como reportagem, produção de pauta, colunismo cultural, edição e coordenação geral de um site de notícias – A Tarde Online – e de um projeto multimídia sobre as eleições de 2010, em parceria com o editor de Brasil no A TARDE impresso, na época.

Comecei no jornalismo na editoria de Cidades, escrevendo sobre o cotidiano de Salvador, saúde, educação e meio ambiente. Passei por economia e cultura, com foco em pautas de literatura, e também escrevi para um suplemento chamado Correio Repórter, no Jornal CORREIO*, que publicava grandes reportagens sobre temas históricos e culturaisCom matérias para esse caderno, conquistei quatro indicações – duas nacionais – e dois prêmios baianos de reportagem.

No meio desse caminho, ocupei a função de editora de conteúdo das revistas Yacht e NB Plus, publicações da agência Canal 2 Comunicação Integrada; trabalhei em algumas agências baianas de assessoria de imprensa atendendo diversos clientes, inclusive a Petrobras; dei cursos sobre redação jornalística para profissionais do Sebrae-BA; e fiz, em coautoria com um amigo também jornalista, dois livros-reportagem para a Prefeitura Municipal de Salvador (PMS), dois perfis biográficos para a Coleção Gente da Bahia, publicada pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), e um livro de memórias – contratada como Ghost Writer – de uma personalidade baiana.