O menino que não gostava de dormir

Da série, Migrações

Escrevi esse conto inspirada no meu filho, que não gosta de dormir e tem uma imaginação contagiante. Ele já foi publicado no blog Estação de Sonho, que desativei e estou migrando aqui para o Mar de Histórias. Talvez, se tudo der certo, seja publicado em um suplemento infantil de um jornal aqui de Salvador. No momento, o texto está sob análise.

XXXXXXXXXXXXX

Quero lhes contar uma história, sobre um menino que queria enganar o rei Morpheu. Noite após noite, o menino fugia do sono. “Dormir é chato, porque à noite não dá para brincar”. Mas o menino esquecia que só quando dormimos abrimos as portas do reino do sonhar. Ele tentava todos os truques, para de Morpheu escapar: assistia TV, cuidava em ler um livro, puxava conversa com todos os bonecos de olhos pintados do seu quarto. Mas o rei do sono é poderoso e seu poder incomparável, quando menos o menino esperava, já estava aninhado, embalado e roncando…

O menino que não gostava de dormir viajou ao Reino do Sonhar em busca de uma audiência com o rei Morpheu. O soberano em pessoa veio recebê-lo na porta do seu palácio de sonhos. Os dois, lado a lado, passaram pelas grandes portas douradas e sentaram-se em confortáveis almofadas. Tudo na sala do trono do rei Morpheu é sedutor e preparado de modo a aconchegar, embalar e levar os rebeldes, como o menino, ao sono profundo. Mas, como o menino não é bobo nem nada, ele passa as noites conversando em sonhos. Morpheu, que nunca dorme, encontrou companhia para a eternidade de espera. Do quarto do menino vem o som das conversas. A língua estranha, desconhecida, “língua dos anjos” que os homens não falam, é de impossível entendimento para os outros moradores da casa. Há quem pense que ele está “pesadelando”. Mas secretamente, faz companhia ao solitário rei do sono.

No palácio de Morpheu, onde o menino que não gostava de dormir estava de visita, acontecia um diálogo que não era bem o que o rei do sono esperava:

– Por que você não gosta de dormir, menino?
– E por que você só fica acordado?
– Eu perguntei primeiro!
– Mas eu sou mais novo e mais curioso. Além disso, sou a visita. Diz a etiqueta que o anfitrião precisa ter a visita em altíssima conta.
– E de onde a minha visita tirou um vocabulário tão erudito?
– Dos livros ora essa! E das conversas com os anjos.
– Então você conversa com anjos?
– Só de madrugada, quando o expediente no céu termina e eles não tem nada para fazer lá no alto, daí descem e ficam batendo papo com as crianças.
– E se você dormir eles não puxam conversa?
– Claro que não! O senhor por acaso já tentou falar dormindo?
– Eu não durmo.
– Pois devia. Meu pai diz que dormir faz ficar inteligente e minha mãe diz que dormir faz ficar forte.
– E por que você não dorme? Eu, por exemplo, gostaria, mas não posso dormir. Não tem ninguém para cuidar do palácio se eu dormir e nem para cuidar dos sonhos das pessoas e afastar os pesadelos.

O menino abriu um sorriso insinuante de orelha à orelha. O rei Morpheu sabia que estava encrencado e teria de pedir audiência com o rei dos anjos…

Continue a leitura:

>>O menino que não gostava de dormir – Parte II

>>O menino que não gostava de dormir – Final

31 pensamentos sobre “O menino que não gostava de dormir

  1. Gente….
    Eu simplesmente estou apaixonada nessa história. Logo se vê que ele é um garotinho crente 😍 e que, como poucos, tem o dom de falar em línguas estranhas.
    A melhor parte…. o trânsito para céu está um caos, os anjos sem carteiras kkkkkkk

    • Ele não é crente. Ele é uma criança que fantasia, tem imaginação, e não tem absolutamente nenhuma relação com religião. Anjos são arquétipos, por favor tire sua interpretação bíblica da minha história, porque eu, que sou a autora, nem religião tenho. Esse menino é meu filho, que não gostava de dormir quando era criança. Morpheus é um personagem da mitologia.

    • Muito obrigada, Ana Paula. Fico muito feliz que seus filhos gostaram. Criei a história quando meu filho era pequeno. Ele é o menino que não gostava de dormir e fico emocionada que outras crianças se identifiquem com o personagem.

  2. Pingback: Anote na Agenda: Contação de histórias na livraria Dom Casmurro – Mar de Histórias

  3. Meu filho adora que conte para ele, quer ouvir todas as noites, pois ele sempre cai no sono antes que eu termine hehe parabéns pela história, foi muito criativa!

  4. Olá. Eu e meu pequeno de 5 anos, amamos a história. Leio o Menino que não gostava de dormi frequentemente pra ele, virou a história favorita. Na primeira vez li na íntegra e confesso que foi bem difícil ele entender, pois, apesar de já ter ouvido eu e o pai usarmos a expressão “nos braços de Morpheus” ele não entendeu que Morpheus era o rei dos sonos(por conta do João Pestana) e que existia Arcanjos, na cabecinha dele Deus dos anjos é Deus (e que o João Pestana é um tipo de anjo, pq ele pergunta e se a gente não simplifica passa a noite explicado). Logo, eu conto trocando Arcanjo por Deus. E ele adora o anjo porteiro, pq contamos como se ele fosse meio atrapalhado. Enfim, adoramos a história e queria saber se vc publicou como livro impresso com ilustrações? Pois leio livros pra ele e ele sempre me cobra dessa história ..mãe cadê o desenho?
    Parabéns pela história !

    • Oi Aryela,
      Agradeço por esse comentário tão lindo! Como expliquei para outro leitor, na época em que escrevi ‘O menino que não gostava de dormir’, meu filho já estava com 12 anos, então ele entendia esse vocabulário. Como foi uma história escrita para ele, inspirada nele, as palavras acabaram saindo da forma que ele já entendia, até porque nunca imaginei que a historinha cairia no gosto dos pequeninos. Eu gosto bastante do Morpheu, que também é chamado de Sandman (que joga areia nos nossos olhos para nos fazer dormir), é um personagem mitológico e eu amo mitologia. ‘O menino que não gostava de dormir’ está aqui no blog desde 2009, meu filho agora já está até adulto. Ela foi publicada no suplemento infantil de um jornal aqui de Salvador, em 2009. De uns meses para cá, a história começou a ser bastante procurada por mães e pais que querem ler historinhas para seus filhos e eu fico muito feliz com essa repercussão toda. Ainda não existe um livro, mas diante de tanta gente bacana comentando no blog, acho que vou pensar na possibilidade de publicar e de ilustrar :) Um abraço

  5. Muito bom! Trabalho com recreação e precisei contar uma história para umas crianças muito agitadas na hora de dormir! Essa história caiu como um boa noite cinderela.na minha mão! Todos gostaram da história e dormiram feito pedra! Obg!

  6. Acabei ler esta história maravilhosa!Muitas parabéns!!! As minhas duas filhas cairam no sono profundo…vou ler mais vezes.. 😀

  7. Acabei de ler a história pro meu filho , ele dormiu no final da segunda parte , mas não quis parar de ler , amei 😍😍 vou imprimir pra poder ler mais vezes pra ele , você tem algum livro publicado ??

    • Oi Chandra, fico feliz que seu filho tenha gostado. Ainda não publiquei nenhum livro infantil, só livros-reportagem aqui em Salvador, onde moro é trabalho como jornalista. Mas estou batalhando para publicar meu primeiro livro de ficção e comentários como o seu aqui no blog são um grande incentivo. Muito obrigada! Abraços

  8. Ainda não terminei de ler, mas é uma história linda, muito boa para ser contada para crianças, estou nesse exato momento contando para o menino que cuido e ele já caiu no sono rsrs
    Enfim, parabéns pela criatividade e imaginação brilhante.
    By:Soliane Mesquita(23 anos)

  9. Ótima história, meu filho ficou esperando um pouco mais. Penso que ele se encaixa no permanente do menino. Muito boa está de parabéns.

  10. Pingback: Autopromoção: O dia em que a internet descobriu O menino que não gostava de dormir – Mar de Histórias

  11. Pingback: O menino que não gostava de dormir sai no jornal! « Mar de Histórias

  12. Pingback: O menino que não gostava de dormir - Final « Mar de Histórias

  13. Pingback: O menino que não gostava de dormir II « Mar de Histórias

Deixe um comentário