O menino que não gostava de dormir – Final

Da série, Migrações

Escrevi esse conto inspirada no meu filho, que não gosta de dormir e tem uma imaginação contagiante. Ele já foi publicado no blog Estação de Sonho, que desativei e estou migrando aqui para o Mar de Histórias. Talvez, se tudo der certo, seja publicado em um suplemento infantil de um jornal aqui de Salvador. No momento, o texto está sob análise.  Para ler o início da história clique nos links abaixo:

>>O menino que não gostava de dormir I

>>O menino que não gostava de dormir II

XXXXXXXXXXXXXXXXX

A discussão no céu estava animada. Ora o rei Morpheu berrava de um lado, ora O Arcanjo berrava do outro. Na maioria das vezes os dois berravam ao mesmo tempo e ninguém entendia nada. Os dois poderiam passar a eternidade inteira debatendo a questão, sem que ninguém soubesse direito de quem era a razão. No mundo das pessoas as vezes também é assim, discute-se eternamente sem que nenhum dos lados seja o vencedor. Mas, o menino que não gostava de dormir precisava descansar, pois ele já andava com olheiras roxas gigantescas, sem concentração na escola e literalmente cochilando em pé. Foi então que o anjo porteiro, aquele sem auréola, que pediu a carteira de identidade do rei do sono, apareceu na sala do trono do Arcanjo com uma sugestão:

– Con licença, majestades – disse o anjo porteiro. – Se permitem que eu meta a minha asinha na conversa, tenho uma sugestão para dar, que talvez resolva o problema dos dois lados.

Os reis pararam a briga e olharam para o anjo porteiro. O Arcanjo com a sua expressão de desdém, uma sobrancelha arqueada; e o rei Morpheu com a sua carinha de quem acha tudo um grande tédio. O anjo porteiro, fingindo que não viu as expressões dos soberanos, disparou a falar antes que eles mudassem de ideia:

– O rei Morpheu precisa que o menino durma para poder fazer o seu trabalho que é de colocar as pessoas, principalmente as crianças, para sonhar. Já os anjos, ficam muito solitários aqui no céu quando o serviço termina e não são todos os meninos que sabem falar a nossa língua. Até existia um menino, o Luis de Camões, mas ele cresceu e trocou as conversas com os anjos pelos livros de poesia… então, não podemos perder a oportunidade de botar a conversa em dia quando encontramos uma criança com esse dom…

Os reis já davam sinais de impaciência, a lenga-lenga do anjo estava demorando demais. Reis são sempre assim, impacientes, mesmo quando têm a eternidade inteira pela frente. O anjo porteiro acelerou o discurso:

– …a minha proposta é que o expediente no céu seja antecipado e assim, termine mais cedo. Daí, nós anjos visitariamos o menino sempre entre às 22 horas e a meia-noite, duas horas de conversa por dia são suficientes. Bem, então, depois da meia-noite, ele “dormiria com os anjos” (aliás, essa expressão está erradíssima, porque anjos não dormem) e seria a vez do rei Morpheu entrar em ação até o amanhecer. Considerando que o menino precisa levantar às 7h para ir à escola, acho que todo mundo sairia ganhando. Nos finais de semana, claro, a gente podia esticar o papo só um pouquinho…

Os dois reis tentaram encontrar uma brecha na proposta do anjo porteiro, mas perceberam que era inútil, porque ele havia pensando em tudo direitinho. Apertaram-se as mãos, selando o acordo. E foi assim que o menino que não gostava de dormir passou a ser conhecido como o menino que não gostava de dormir cedo demais. As olheiras roxas desapareceram, a concentração e as notas na escola melhoraram e, quando os anjos tinham de fazer hora extra, o próprio Morpheu aproveitava o horário entre 22 horas e meia-noite para bater um papo com o menino.

O anjo porteiro? Aaaahh, ele foi promovido e virou o assessor do Arcanjo.

98 pensamentos sobre “O menino que não gostava de dormir – Final

  1. Maravilhosa história!
    Contei p o meu filho de 8 anos, que demora muito para dormir. Ele adorou a idéia de ir falar com Morpheu

  2. Linda história, conto todas os dias pros meus filhos de 4 e de 5 anos dormi,na maioria das vezes nem chega no final da história ja estao capotados, faça mais história falando de anjos pros pequenos… eles se diverti e ajuda na hora do soninho deles.. PARABÉNS a história e mt boa.. me chamo Paloma sou de sorocaba sp..

  3. Acabei de contar a história para meus dois filhos, um de 4 anos e o outro de 6 anos e dormiram antes de terminar!! Eu que li o final para mim mesma e adorei!! Muito criativa, parabéns 👏😍

      • Que lindaaaaa eu amei demais ♡
        minha filha de 4 anos não gosta de dormir e ja faz uns tempo que queria encontrar uma história que ela se identificasse e ela amou….e antes que chegasse no final ela ja tinha dormido ♡
        Obgada por compartilhar sua história com nós um bju
        sou a Riovane de Jales interior de São Paulo.

  4. Contei a história para meu filho, ele gostou muito, mas não dormiu pq disse q ele é o menino q não gosta de dormir. Ele tem 4 anos e o incentivo a gostar de leitura por isso lhe agradeço pelo dedicação q teve ao escrever essa história linda ❤️ parabéns e por favor escreve mais vc tem o dom 😘

  5. Parabéns pela história, minha namorada dormiu antes de terminar a primeira parte, mas como estava interessante eu li até o final.

  6. Meu filho tem 8 anos e não gosta de dormir. Li para ele e dormiu na segunda parte. Muito obrigada! Amei seu texto!

  7. Acabei de contar essa história para minha filha, ela não estava conseguindo dormir… É uma história muito gostosa de se ler e ouvir, tanto ela quanto eu gostamos muito.
    Bem ela estava gostando até cair no sono rs… Vou saber mais amanhã 😉

  8. Amei a sua história 😍.. eu contei para meus filhos mais acho que quem ficou encantada com ela foi eu 😂😂😂
    Parabéns 👏👏😍

  9. Amei a historia, daria um ótimo roteiro de uma.peça infantil, muito boa, posso imprimir e iliustrar pro meu filho?

    • Oi Lívia, obrigada pelo comentário! Pode imprimir para o seu filho e ilustrar, mas te peço a gentileza de dar o crédito da minha autoria e não distribuir o material para terceiros. Estou trabalhando para publicar em forma de livro também. Abraços!

  10. Amei a estória. Meu filho de 04 anos não entendeu tudo e dormiu antes do final, mas entendi que é uma estória para os mais grandinhos. Parabéns!!

  11. Poderia simplificar alguns termos. Crianças de 5 / 6 anos de idade geralmente não entendem algumas palavras. De resto o texto é bacaninha!

    • Oi Nivaldo, muito obrigada por seu comentário. Mas quando criei a história, em 2009, não foi pensando em crianças de 5 ou 6 anos. Fiz para uma criança de 12, que era o meu filho. Abraços

  12. Minha filha que ama história para dormir, se encantou com essa história e deu boas risadas!! E ficou querendo mais!!!
    Belíssimo trabalho!!!
    Aguardamos novas histórias!!

  13. Muito linda a sua história. Meu filho de 10 anos fala que dormir as vezes é ruim pq deixa de brincar, mas acaba sempre dormindo. Contei a história para a minha filha de 12 anos, ela amou. Depois contarei para o meu menino que tbm não gosta de dormir.

    • Oi Ana Paula, fico muito feliz que eles gostaram. Que lindo que você conta histórias para a Mirela e o Miguel, eles vão crescer pessoas lindas, cheias de imaginação e afeto. Abraços!

  14. Achei linda a história, muito interessante e criativa, minha filha dormiu na segunda parte e eu continuei lendo. Parabéns!!!!

  15. Meu filho gostou e dormiu antes mesmo antes de terminar a primeira parte da história, mas eu não resisti e fui até o fim. Lindo demais!!!

  16. Oi, gostei muito da historia rsrsrs
    Minha filha dormiu é eu continuei a ler … de tão interessante … parabéns.

  17. Pingback: O menino que não gostava de dormir – Mar de Histórias

  18. Que estória linda ! Da gosto de ler algo tão bem escrito para meus filhos. Também tenho uma filha que conversava com os anjos. Senti-me até confortada com este conto. Um grande abraço

  19. Pingback: Autopromoção: O dia em que a internet descobriu O menino que não gostava de dormir – Mar de Histórias

  20. Pingback: O menino que não gostava de dormir sai no jornal! « Mar de Histórias

Deixe um comentário