Eventos, Infanto-Juvenil, Literatura

Anote na Agenda: Contação de histórias na livraria Dom Casmurro

O escritor Leonardo Gomes fará uma sessão de contação de história neste sábado, dia 9, às 16h, na livraria Dom Casmurro, em Buraquinho, Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Leonardo é autor do livro infantil A Índia Guaci, da editora Atualiza, e após a sessão de história, vai autografar a obra no local.

A Índia Guaci é uma obra bilíngue (português e inglês), que conta a história de uma indiazinha bem alegre que vive na floresta com sua mãe e um dia fica doente após brincar no rio. Levada ao hospital, Guaci faz amizade com Hugo e os dois compartilham histórias sobre suas vidas na cidade e na floresta.

Para criar o enredo de A Índia Guaci, o autor se inspirou nas histórias que conta para os dois filhos antes deles dormirem. O livro tem ainda ilustrações da designer Marina Marques.

Inspiração na infância

Contar histórias para os filhos dormirem é uma boa fonte de inspiração para escritores infantis ou mesmo para quem também escreve para adultos.

J.R.R. Tolkien criou O Hobbit e muitas outras obras, como Roverandom e Mestre Gil de Ham (leia resenha das duas obras aqui), a partir de histórias contadas aos filhos pequenos; e Roald Dahl se inspirou na filha para criar Matilda.

Até a singela autora deste blog também tem no filhotinho um ‘muso’ inspirador. Foi lembrando da infância de Matheus que criei O menino que não gostava de dormir e As mil e uma aventuras do príncipe Rajá (essa história ainda está sendo escrita, mas alguns trechos dela podem ser lidas aqui no blog).

Outra fonte preciosa dos meus contos é a minha própria infância e a de minha irmã mais nova. Meninas dos anos 1980, um fato particular das nossas infâncias – minha mãe contar histórias fazendo sombras nas paredes com as mãos toda vez que faltava luz na casa onde vivemos parte da infância – deu origem ao conto O Teatro de Rosa.

Se os pais e mães que acompanham o Mar de Histórias querem um motivo extra para levar suas crias para ouvir Leonardo Gomes, pensem que vocês podem se sentir incentivados a inventar as próprias narrativas para seus pequenos e pequenas. Ou, de repente, incentivar a meninada a escrever e soltar a imaginação, que é um santo remédio contra as dores do mundo.

Livros, definitivamente, fazem bem à cabeça, ao coração e ao espírito.

Programe-se e leve as crianças:

O quê – Contação de histórias com Leonardo Gomes, autor de A Índia Guaci

Quando – Dia 09, sábado, às 16h

Onde – Livraria Dom Casmurro (Avenida Priscila Dultra, 181 – 3 – Buraquinho, Lauro de Freitas)

Quanto – A sessão de contação de histórias é gratuita. O livro estará à venda no local, por R$ 35,00

Ficha Técnica:

A Índia Guaci

Autor: Leonardo Gomes

Ilustrações: Marina Marques

Editora: Atualiza

40 páginas

R$ 35,00

Onde comprar: No site da editora: www.atualizaeditora.com.br.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s