– O que é que eu tenho doutor? (apreensão)
– um fuzível queimado (risos)
– Dá para explicar isso melhor?! (espanto)
– Então, se eu disser que você tem disfunção de condução do ramo direito não explica muita coisa. Mas melhora muito se eu digo que você tem duas estradas principais – à direita e à esquerda – que levam o impulso elétrico que faz seu coração bater. Daí, a estradinha do lado direito tem um trecho intransitável, porque algumas células naquele local morreram – e temos de investigar para saber porque elas morreram – e por isso, o impulso não pode passar por ali. Mas, como existem estradinhas vicinais, que graças ao fato de você cultivar hábitos saudáveis estão desobistruídas, o impulso, quando chega no trecho com defeito, desvia pelas estradas vicinais e mais adiante retoma o fluxo na estrada principal.
– Isso atrasa a viagem certo?
– Certo. Mas como estamos falando em nanosegundos, não é tão grave se as estradas vicinais continuarem desobistruídas. O que temos de descobrir é se o lado esquerdo está trabalhando com 100% da capacidade ou se por lá também ocorreu algum problema.
– Exames?
– Todos esses aqui.
– E depois?
– Depois, se o lado esquerdo estiver bem, só precisaremos de uns ajustes na dieta, um pouco de atividade fisica, zero estresse e monitorar o problema de seis em seis meses.
– Então dá pra continuar fazendo exercício, não vou ter morte súbita na academia?
– Não!!!! (risos)
…
– Perder peso também vai ajudar muito, você está com uns quilinhos sobrando.
– Sempre fui meio cheinha, desde criança…
– Mas agora vai precisar esvaziar e diminuir o ritmo de trabalho e estresse.
– Essa parte eu já não garanto…
*Baseado em fatos reais. O bom-humor e a capacidade de simplificar as explicações, do cardiologista que consultei nesta quinta, conseguiram acabar com boa parte das minhocas que encheram minha cabeça nos últimos dois dias. No fim das contas, começo a acreditar que os exames vão revelar apenas que eu tenho uma pequena excêntricidade: impulsos nervosos que preferem transitar pelo meu corpo via caminhos secretos ao invés de usar a estrada principal.