Reflexões

Devaneios de domingo

Leitura / Crédito: Acervo PessoalFico aqui sonhando com um mundo onde as pessoas saibam ler de verdade e não apenas juntar sílabas. Mais que ler, que elas sejam capazes de entender o que foi lido, interpretar, digerir a informação, retrabalhar seus componentes e a partir de um entendimento profundo possam interagir com a informação recebida, colaborar com essa informação juntando um pouco do próprio repertório, debater, esmiuçar as questões que valem um exame mais apurado e abandonar aquelas que são mera perda de tempo e de energia…

Ficaria satisfeita se ao menos elas soubessem ler pura e simplesmente para além do bê-a-bá. E interpretar com clareza, usando o próprio arsenal mental. Bastaria um pouco menos de preguiça, um pouco menos de entorpecimento, um pouco menos de massiva zumbificação, um pouco mais de estímulo e autoestima….

Empatia para entender o texto, esteja ele escrito em papel, na tela ou no olhar de outro ser humano, é fundamental. Sem empatia e sem a capacidade de vestir a pele do outro, nenhum texto é lido de forma correta. Sem empatia, a tentação de ler e entender apenas aquilo que condiz com os interesses do próprio ego é muito grande.

Uma leitura profunda e reflexiva, do tipo que as escolas não ensinam mais, fruto de uma humanidade sensível e sensibilizada com as dores e as alegrias dos semelhantes…

Sonho com gente que leia a natureza, um mundo de grandes leitores críticos e criativos …

….apenas sonho.

Anúncios

1 thought on “Devaneios de domingo”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s