Geral, Literatura

Editora anuncia nova edição bilíngue para clássico bicentenário de Jane Austen

2012_orgulho_e_preconceitoDepois de Grandes Esperanças, de Charles Dickens, a Editora Landmark anuncia o lançamento no Brasil da edição bilíngue de Orgulho e Preconceito, obra máxima de Jane Austen, que completa 200 anos da primeira publicação agora em 2013. Austen escreveu o romance em 1797, mas o lançamento ocorreu em 28 de janeiro de 1813.

Orgulho e Preconceito (já resenhado aqui no blog em 2010) foi o segundo romance de Austen, escrito quando a autora estava prestes a completar 21 anos. A obra é aclamada universalmente como a obra-prima da escritora britânica, com todo o merecimento, e já teve diversas adaptações para a televisão e o cinema. Para a tv, a mais notável e elogiada é a minissérie de 1995, em que o ator Colin Firth vive o Sr. Darcy. No entanto, a mais conhecida do público jovem, embora não seja a mais apreciada por quem conhece o livro, é o filme de 2005, com Keira Knightley vivendo Lizzy. A Landmark usa uma cena desse filme para ilustrar a edição comemorativa do bicentenário da obra.

Sinopse – Para quem não conhece, Orgulho e Preconceito é ambientado na Inglaterra rural do século XVIII, aquela em que Jane Austen viveu. Conta a história de Elizabeth Bennet (Lizzy) e Fitzwilliam Darcy. Lizzy possui outras quatro irmãs, nenhuma delas casada, para a tristeza da Sra. Bennet, mãe das meninas e que comete as maiores gafes em nome de conseguir maridos para as filhas. Quando o Sr. Bingley, jovem bem sucedido, aluga uma mansão próxima da casa dos Bennet, a Sra. Bennet vê nele um possível marido para a doce Jane, a mais velha das irmãs. Enquanto o Sr. Bingley é visto com bons olhos por todos, o Sr. Darcy, amigo de Bingley, por seu jeito frio e aristocrático, é muito mal afamado na vizinhança. Lizzy, em particular, desgosta imensamente dele, pois no primeiro encontro, os dois tiveram um embate ideológico que culminou com Elizabeth sentindo-se humilhada por Darcy. O jovem cavalheiro, porém, se encanta por Lizzy e a partir daí o livro mostra a evolução do relacionamento entre eles, usando como pano de fundo uma radiografia precisa  da sociedade inglesa do final do século XVIII, com todas as suas distinções de classe, hipocrisia e preconceitos.

Ficha Técnica:

Orgulho e Preconceito – edição bilíngue português / inglês

Autora: Jane Austen

Editora Landmark

400 páginas

R$ 32,00

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s