Dicas de leitura, Literatura, Resenhas

Resenha: Homens e Deuses

Uma leitura de férias e mais uma resenha para quem gosta de dicas de bons livros.

Um eficiente manual para não iniciados em mitologia

Andreia Santana

Homens e Deuses, de Rex Warner, é um ótimo livro para introduzir os não iniciados na complexidade e riqueza da mitologia grega, mas pode decepcionar um pouco aquele leitor mais exigente e que tenha conhecimento aprofundado do tema. No entanto, mesmo os mais experientes, encontram  um certo prazer em reler as histórias narradas com grande competência e fluidez pelo autor. Sua prosa avança página por página, sem tropeços e obstáculos, com a força de um rio, livre, transparente e sem juncos para nos amarrar às margens.

Algumas das lendas recontadas no livro são velhas conhecidas, como as de Teseu e o Minotauro, Perseu e a Medusa, Hércules e seus doze inglórios trabalhos, ou as infelicidades vividas pelo desventurado Édipo. Não faltam ainda as histórias de Narciso, Perséfone e seu rapto por Hades, o deus do submundo; Dédalo e Ícaro ou mesmo a lenda de Aracne (uma das minhas favoritas). No final do volume, há ainda um pequeno glossário, onde os nomes dos heróis e dos deuses aparecem nas suas formas tanto grega quanto romana.

Lou Ferrigno como Hércules, num dos filmes da minha infância

O que mais chama atenção neste pequeno volume de pouco menos de 300 páginas é a capacidade de Rex Warner de se encantar com as lendas que reproduz. Daí, o livro ganhar pontos no quesito estimular o leitor: é sempre mais fácil ler algo que foi escrito quando o próprio autor também estava se divertindo ao escrever.

Talvez, numa visão mais crítica, falte um pouco mais de detalhamento nas histórias. Mas, o poder de síntese deste escritor pode ser um ponto a favor para aqueles leitores que não gostam ou não conseguem se concentrar em textos muito longos ou tramas muito intrincadas. Esse recurso ajuda ainda aos leitores mais novos, adolescentes, que começam a tomar contato com a mitologia de uma forma mais prazerosa do que nos compêndios de História Geral da escola.

Rex Warner, nascido na Inglaterra no começo do século XX, em 1905, além de escritor, foi um eminente tradutor de grego e latim, além de especialista nos textos clássicos antigos. Apesar do currículo notável, Homens e Deuses não é um livro pedante. A linguagem do autor está longe de ser didática em excesso ou mesmo carregada de academicismos.

Aracne, a vaidosa tecelã que desafiou e venceu a deusa Atena numa competição, sendo castigada por seu talento e pela arrogância

Visão mágica do mundo – A maneira peculiar como os antigos explicavam a vida e os fenômenos da natureza mantêm sua força nas páginas de Homens e Deuses. A sabedoria intuitiva dos mais velhos, a audácia e a coragem dos mais moços com seus apaixonados e destemperados atos de heroísmo, os caprichos dos voluntariosos elementos, dominados cada um por um deus que tinha mais de humanidade do que de divino em sua essência, tornam a mitologia grega tão fascinante ao longo dos séculos.

O mais interessante ao ler um livro como este é traçar paralelos e perceber que muito do que é feito hoje em dia, na chamada mitologia moderna, que inclui, por exemplo, Harry Potter e outras histórias contemporâneas, bebe na fonte dessas velhas lendas contadas ao pé do fogo, na aurora dos tempos. Por sua simplicidade, Homens e Deuses bem se parece exatamente com isto: uma noite de histórias contadas sob a luz de uma fogueira.

Ficha técnica:

Homens e Deuses

Autor: Rex Warner

Tradutor: Cecília Camargo Bartalloti

Editora: Martins Fontes

298 páginas

Preço sugerido: R$ 35,00

Anúncios

1 thought on “Resenha: Homens e Deuses”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s