Resenha: O pássaro de fogo

O pássaro de fogo é um afago na alma. Os contos de fadas russos são cheios de heroísmo e de um humor bem menos sombrio do que aquele dos contos alemães recolhidos pelos Irmãos Grimm ou das histórias britânicas reunidas por Joseph Jacobs.

As muitas protagonistas femininas das histórias russas são poderosas e cheias de atitude, o que é estimulante de se ler e nem sempre se encontra nos contos de fadas tradicionais, com suas princesas à espera de um príncipe que as resgate.

Nesse livro, também encantam os traços da cultura eslava profundamente ligada à natureza, onde até o inverno é um tipo de deus-bruxo.

A edição da Leya Brasil é um encanto. O livro é pequenininho, são 90 páginas e 10 histórias, mas todas ilustradas e muito bem contextualizadas. Além disso, a publicação tem um prefácio e um posfácio escrito pelos dois organizadores brasileiros da edição (Adriana Moura e Paulo Rezutti), especializados em literatura e folclore russos, com ótimas informações extras; além de glossário e bibliografia.

Entre os 10 contos, tem dois que foram resgatados pelo poeta e teatrólogo Alexander Pushkin, no século XIX, e transformados em poemas por ele, mas que nesse livro voltaram ao seu formato original em prosa.

É uma leiturinha rápida, agradável e surpreendente!

O exemplar que eu li: Essa edição super simpática e cativante da Leya Brasil me fisgou primeiro pela ilustração da capa (vejam a belezinha na foto acima!). A partir daí, fui pesquisar sobre a obra, que comprei junto com outros contos de fadas (celtas, nórdicos, britânicos, os clássicos alemães de Grimm e uma coletânea de histórias indianas), interessada que estou, ultimamente, em criar um acervo desses antigos mitos de todos os povos do mundo (ou de todos que eu conseguir reunir, ao menos)…

Ficha Técnica:

O pássaro de fogo e outros contos de fadas russos

Autor: vários

Organização da edição brasileira: Adriana Moura e Paulo Rezutti

Editora: Leya Brasil

Ano da edição: 2020

90 páginas

*R$ 23,12 (site da Amazon) e R$ 34,00 (site da editora)

*Edição de capa dura. Pesquisa em 14/11/2021

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s