Caetés, primeiro romance de Graciliano Ramos, completa 80 anos da primeira publicação agora em 2013 e a Editora Record lançará uma edição comemorativa da obra durante a Festa Literária Internacional de Paraty – Flip 2013, evento que este ano homenageia o escritor. A nova edição foi organizada por Elizabeth Ramos, professora e neta de Graciliano, e pelo professor e pesquisador da obra do alagoano, Erwin Torralbo.
A edição inclui a capa da primeira tiragem, de 1933, assinada por Tomás Santa Rosa, ilustrações do gravurista Poty, artigos de escritores, jornalistas e acadêmicos que se debruçaram sobre a obra de Graciliano; além do texto integral do romance.
A apresentação é assinada por Elizabeth Ramos e o posfácio por Erwin Torralbo. Completam o volume ensaios críticos de autoria de Valdemar Cavalcanti, Aurélio Buarque de Holanda, José Lins do Rego, Jorge Amado, Edison Carneiro e José Paulo Paes. Nos posfácios constam ainda ensaios de Luís Bueno e Wilson Martins, que foram incluídos nas edições 30ª e 31ª, respectivamente.
Caetés foi escrito entre 1925 e 1928. Até a publicação, em 1933, Graciliano fez várias revisões no texto. O livro retrata a vida em uma cidade do interior de Alagoas. O protagonista chega a Palmeira dos Índios decidido a escrever um grande romance épico sobre os caetés, mas, aos poucos, ele se vê envolvido nas disputas e nos mexericos locais.
Outras obras – A bibliografia de Graciliano Ramos começou a ser editada pela Record em 1975. Os primeiros títulos publicados foram Angústia, Alexandre e outros heróis, Linhas tortas e Memórias do cárcere. Atualmente, toda a obra do escritor pertence ao catálogo da editora e já vendeu quase 4,3 milhões de exemplares. Vidas secas é o campeão de vendas, com mais de 1,5 milhão de exemplares.
Ficha Técnica:
Caetés (Edição Comemorativa – 80 anos)
Autor: Graciliano Ramos
Organização: Elizabeth Ramos e Erwin Torralbo
320 páginas
R$ 64,90
Grupo Editorial Record / Editora Record
Títulos de Graciliano já publicados pela Record:
Angústia
Alexandre e outros heróis
A terra dos meninos pelados
Caetés
Cartas a Heloísa
Garranchos
Histórias de Alexandre
Infância
Insônia
Linhas tortas
Memórias do cárcere
O estribo de prata
São Bernardo
Viagem
Vidas secas
Viventes das Alagoas
*Com informações enviadas pela assessoria do Grupo Editorial Record