Autores, Literatura

Caetés faz 80 anos e Record lança edição comemorativa

caetes.cdrCaetés, primeiro romance de Graciliano Ramos, completa 80 anos da primeira publicação agora em 2013 e a Editora Record lançará uma edição comemorativa da obra durante a Festa Literária Internacional de Paraty – Flip 2013, evento que este ano homenageia o escritor. A nova edição foi organizada por Elizabeth Ramos, professora e neta de Graciliano, e pelo professor e pesquisador da obra do alagoano, Erwin Torralbo.

A edição inclui a capa da primeira tiragem, de 1933, assinada por Tomás Santa Rosa, ilustrações do gravurista Poty, artigos de escritores, jornalistas e acadêmicos que se debruçaram sobre a obra de Graciliano; além do texto integral do romance.

A apresentação é assinada por Elizabeth Ramos e o posfácio por Erwin Torralbo. Completam o volume ensaios críticos de autoria de Valdemar Cavalcanti, Aurélio Buarque de Holanda, José Lins do Rego, Jorge Amado, Edison Carneiro e José Paulo Paes. Nos posfácios constam ainda ensaios de Luís Bueno e Wilson Martins, que foram incluídos nas edições 30ª e 31ª, respectivamente.

Caetés foi escrito entre 1925 e 1928. Até a publicação, em 1933, Graciliano fez várias revisões no texto. O livro retrata a vida em uma cidade do interior de Alagoas. O protagonista chega a Palmeira dos Índios decidido a escrever um grande romance épico sobre os caetés, mas, aos poucos, ele se vê envolvido nas disputas e nos mexericos locais.

Outras obras – A bibliografia de Graciliano Ramos começou a ser editada pela Record em 1975. Os primeiros títulos publicados foram Angústia, Alexandre e outros heróis, Linhas tortas e Memórias do cárcere. Atualmente, toda a obra do escritor pertence ao catálogo da editora e já vendeu quase 4,3 milhões de exemplares. Vidas secas é o campeão de vendas, com mais de 1,5 milhão de exemplares.

Ficha Técnica:

Caetés (Edição Comemorativa – 80 anos)

Autor: Graciliano Ramos

Organização: Elizabeth Ramos e Erwin Torralbo

320 páginas

R$ 64,90

Grupo Editorial Record / Editora Record

Títulos de Graciliano já publicados pela Record:

Angústia

Alexandre e outros heróis

A terra dos meninos pelados

Caetés

Cartas a Heloísa

Garranchos

Histórias de Alexandre

Infância

Insônia

Linhas tortas

Memórias do cárcere

O estribo de prata

São Bernardo

Viagem

Vidas secas

Viventes das Alagoas

*Com informações enviadas pela assessoria do Grupo Editorial Record

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s