Dicas de leitura, Literatura

Editora Única lança Garota, Interrompida no Brasil

Transformado em filme em 1999, Garota, Interrompida, livro de memórias homônimo de Susanna Kaysen, chegou ao mercado editorial brasileiro no final do primeiro semestre deste ano, publicado pela Editora Única (responsável pela revista Cinema, entre outras).

Ambientado nos anos 60, o livro conta os dois anos em que Kaysen, no filme vivida por Winona Ryder, passou internada em um sanatário após ser diagnósticada com transtornos de personalidade em uma consulta com um psiquiatra que ela nunca tinha visto antes.

Winona ryder e Angelina Jolie em cena de Garota, Interrompida. Jolie venceu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por sua personagem
Winona Ryder e Angelina Jolie em Garota, Interrompida. Jolie venceu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por sua personagem, a sociopata Lisa Rowe

Os motivos para uma intervenção tão radical? Muitos namorados, um rápido caso com um professor de Inglês e a falta de interesse pelos estudos. Nada muito diferente do comportamento de qualquer adolescente, mas motivos mais que suficientes naquela época e na conservadora sociedade norte-americana para rotular a jovem como “profundamente deprimida, vida em processo de desestruturação, promíscua, podendo matar ou engravidar”, escreveu o tal psiquiatra.

Com estrutura narrativa não linear, Susan narra os incidentes vividos no sanatório, o cotidiano das internas, seu relacionamento com enfermeiras, médicos e até mesmo suas interpretações das estruturas físicas do hospital.

A autora também teve acesso aos diversos relatórios de sua internação e ao final do livro, faz um breve balanço sobre seu conturbado diagnóstico, mostrando como psicólogos e psiquiatras divergem em suas abordagens.

Ficha Técnica:

garota interrompidaGarota, Interrompida

Autora: Susanna Kaysen

Tradução: Márcia Serra

Editora: Única

192 páginas

Preço: R$ 22,90 (em média)

*Com informações da Editora Única

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s