A Companhia das Letras resolveu reunir os livros de José Saramago em volumes de Obras Completas. Até agora, duas edições já foram finalizadas e estão à venda no site da Livraria Cultura, por R$ 140,00 cada. O Volume 1 traz os livros Memorial do convento, Levantado do chão, Manual de pintura e caligrafia, O ano de 1993 e As pequenas memórias. Já o segundo volume contém: Ensaio sobre a cegueira, Ensaio sobre a lucidez, Que farei com este livro?, In Nomine Dei e Don Giovanni ou o dissoluto absolvido.
Para quem não conhece a obra de Saramago e quer ter tudo reunido em um lugar só, pode ser bem interessante e até mais econômico comprar vários romances em um único volume. Pessoalmente, prefiro os livros em separado, até porque, como leio Saramago desde a adolescência, boa parte do que consta nos dois volumes já lançados, tenho nas estantes aqui de casa.
“Spoiler” alert: momento exibicionismo literário, se não quer conhecer a lista dos meus saramagos, recomendo que pule o post:
Minha irmã e eu, juntas, somamos 17 saramagos: Ensaio sobre a cegueira, Ensaio sobre a lucidez, O ano de 1993, Levantado do chão, A jangada de Pedra, A caverna, Memorial do convento, As intermitências da morte, A viagem do elefante, O evangelho segundo Jesus Cristo, Caim, O homem duplicado, Todos os nomes, O ano da morte de Ricardo Reis, As pequenas memórias, História do cerco de Lisboa e Claraboia (esses dois últimos ainda não li, mas esse assunto será resolvido em breve).
Na minha fila de prioridade de compras estão ainda: O conto da ilha desconhecida, Don Giovanni, A bagagem do viajante, Os Cadernos de Lanzarotti, Que farei com este livro?, A maior flor do mundo (o único livro infantil dele), Objecto quase, In nomine dei e o recém lançado Alabardas, alabardas, espingardas, espingardas, o romance que Saramago deixou inconcluso e onde filosofa sobre a violência e os conflitos armados.
Haja salário! Mas de livro em livro, monta-se uma biblioteca de respeito. Bem que eu gostaria de ter tempo de vida suficiente para ler todos os “bons” livros do mundo, mas como o elixir da vida eterna é apenas sonho de alquimista, vou juntando para o filho e os futuros netos…
Esse vale cada centavo