Para quem não sabe o que é taboca

Leitor desses bem interativos, que costuma mandar email e comentar os posts, me pediu para explicar o que é taboca para os baianos, porque na terra dele, taboca é um tipo de pedaço oco de madeira, feito bambu. Fui “aureliar” e googlar a taboca e o resultado surpreendeu até a mim, que conhecia, lógico, aquela dos vendedores tocadores de triângulo da minha infância e da resistente Vila Laura, onde de vez em quando ainda aparece um desses.

Divido a pesquisa com quem tiver interesse:

A foto do vendedor de taboca eu achei no site cybercook.terra.com.br

Taboca de baiano: um tipo de biscoito feito com casquinha de sorvete, bem fininha, vendida em formato de canudinho, em latões carregados nas costas pelo taboqueiro, que anuncia a venda tocando triângulo. Na cidade já existe a modalidade taboca tipo exportação, acondicionada em saquinhos, mas o charme não é o mesmo.

Taboca para morar: em grotões do Brasil profundo, taboca é um tipo de construção de pau a pique, bem rústica.

Taboca para dizer não: dar uma taboca no bofe em plena festa é simplesmente dizer que não quer dançar com o sujeito. Faltar um encontro também seria “dar a taboca”.

Taboca do leitor: pedaço de bambu ou taquara

Taboca de índio: esse também é o nome de um peixe da bacia amazônica. O bicho é brabo, porque come até piranha!

Taboca da polêmica: alguns linguistas dizem que seu Aurélio errou quando definiu a taboca como um “pedaço oco de bambu”, porque na verdade a palavra é tupi e designa uma planta oca, uma varinha verde e fininha, mas sem os nós que existem no bambu. Serve para fazer flechas.

Um pensamento sobre “Para quem não sabe o que é taboca

Deixe um comentário