Dois livros infantis para aguçar a imaginação dos pequenos e dos crescidos

Mais dois livros infantis lidos na meta de 2024. E, dessa vez, o mote é o incentivo à imaginação, seja atrás da encenação, do sonho, da brincadeira ou da contação de histórias que abrem as portas da mente para outros mundos…

O exemplar que li faz parte do acervo dos tempos de criança do meu filho
Foto: Andreia Santana/@blogmardehistorias

Leitura Um

No País dos Prequetés

O livro é um clássico e, mais do que uma história divertida, é um roteiro de teatro com cenas envolvendo crianças e bonecos/fantoches. Conta a história da curiosa e criativa Nita, uma garota que nas brincadeiras de ‘boca de forno’, tem sempre uma forma própria de interpretar e executar ‘o que seu mestre manda’.

Cansada de ser mandada e nunca aceitarem que ela subverta as regras para deixar as brincadeiras mais interessantes, Nita resolve procurar um lugar onde possa ser livre, sem normas chatas e senhorias. Vai esbarrar no País dos Prequetés, onde todo mundo faz o que quer, na hora que quer e como bem entende. No meio do caos que é uma vida sem nenhum tipo de pacto civilizatório, a menina faz descobertas surpreendentes sobre liderança, respeito, solidariedade e responsabilidades compartilhadas.

Além das lições ensinadas, o livro tem aquele gostinho de nostalgia das brincadeiras ‘do tempo antigo’, como dizia o meu filho quando era criança. O tempo antigo, no caso, era tudo o que veio antes dele (nasceu em 1997), como a infância da mãe (nascida em 1974), que cresceu em uma realidade analógica e pontuada por brincadeiras de rua como ‘chicotinho queimado’, a já citada ‘boca de forno’, ‘picula’ (também conhecida como pega-pega) e ‘se esconder’ (esconde-esconde).

A história tanto dá para montar uma peça na escola, em casa ou no bairro, com os amigos, quanto reunir a criançada para uma sessão de resgate dessas brincadeiras que se perdem em tempos de telas e interações on-line.

Esse é do acervo de literatura infantil de minha irmã
Foto: Andreia Santana/@blogmardehistorias

Leitura dois

A costura

O que será que se esconde nas dobras e buracos do mundo? Como será o avesso do tecido onde nossa existência é bordada? As linhas emaranhadas do ‘Lado de Trás’, com suas figuras do avesso, são apresentadas pelas tramas dos desenhos e pelo texto simples como pontos bem cerzidinhos da ilustradora e escritora argentina Isol (Marisol Misenta) em A costura, um livro infantil que é uma ode à criatividade e à imaginação.

Conta a história de Lila, uma menina bastante imaginativa e distraída, que vive perdendo objetos que, segundo ela, são engolidos pelos rasgos na costura do mundo, indo todos esbarrar no Lado de Trás, um lugar mítico povoado por seres incríveis e que foi apresentado a ela pela avó, uma contadora de histórias.

Toda noite, Lila sonha com esse outro mundo povoado por linces de cinco patas e outras quimeras, onde tudo funciona ao inverso do mundo ‘da frente’.

Com um texto curtinho, adequado para leitores mais novos, e que se completa nas ilustrações inspiradas em bordados e tapeçarias, A costura é uma daquelas belezas que encanta também aos leitores mais velhos que fazem questão de manter as portas do sonhar bem abertas.

Preocupada em não perder mais os objetos, para não deixar sua mãe preocupada, Lila resolve remendar todos os rascos no tecido do mundo. Mas, será que, ao tapar tudo hermeticamente, ela também não estaria bloqueando o acesso ao mundo da imaginação?

Essa bela metáfora é uma lição que vale para os pequenos e para os mais velhos. Às vezes, costurar tudo com tamanha precisão e esmero para evitar que o mundo material nos escape, pode nos sufocar com a névoa espessa da realidade.

Fichas Técnicas:
Hoje tem espetáculo: No País dos Prequetés
Autora: Ana Maria Machado
Editora: Nova Fronteira, 2001
50 páginas
R$ 6, em média, + frente (livro físico, brochura, Estante Virtual)

A costura
Autora e ilustradora: Isol
Tradução: Joana Angélica d´Ávila Melo
Editora: Pequena Zahar, 2023
72 páginas
Classificação indicativa: a partir dos 6 anos
R$ 31,90 (capa comum, Amazon)

************

*Livros lidos para os desafios #50livrosate50anos e #1livroinfantilporfinaldesemana, brincadeiras que criei para comemorar meu aniversário. Em abril de 2024, eu faço 50 anos. A ideia é ler 50 livros até lá e, se possível, resenhar ou fazer algum breve comentário aqui no blog e no Instagram, sobre cada um deles. Os livros infantis, a intenção é ler um a cada final de semana do ano, até dezembro. Hoje em espetáculo: No País dos Prequetés e A costura foram os livros, respectivamente, 32 e 33 do desafio #50livrosaté50anos; e 12 e 13 da tag #1livroinfantilporfinaldesemana.

Deixe um comentário