Resenha: A ciranda das mulheres sábias

A dança das avós

“Quando uma pessoa vive de verdade, todos os outros também vivem”

A ciranda das mulheres sábias, da psicanalista e escritora Clarissa Pinkola Estés, celebra a maturidade e as lições que as mulheres mais velhas têm a ensinar. Em um mundo que cultua a juventude de forma obsessiva, o olhar de respeito e ternura da autora é um alento.

Assim como faz em Mulheres que correm com os lobos, Clarissa traz mitos e lendas antigos, misturados com experiências pessoais e relatos familiares. O livro tem pouco menos de 130 páginas mas oferece muito material de reflexão.

Impossível não se apaixonar pela velhinha que ardendo de febre, enquanto confinada em uma cama de hospital, ‘renasce’ milagrosamente ao pedir à sua cuidadora que a leve para tomar ar do lado de fora, onde acabara de cair uma nevasca.

Apaixonante é a descrição de uma festa de casamento na família da autora, onde quatro matriarcas, refugiadas de guerra vindas do Leste Europeu, submetem o noivo a uma prova de resistência, usando a dança como instrumento, para descobrir se ele será um bom marido.

No decorrer desse pequeno ensaio, a autora revisita as histórias onde as jovens não são salvas por príncipes encantados, mas salvam a si mesmas depois de receberem orientação de uma personagem mais velha, geralmente encarnada na figura de uma idosa sábia, uma feiticeira ou uma avó com mais idade acumulada que as eras da Terra. 

A frase que Clarissa, ainda menina, ouviu de uma de suas avós – “Quando uma pessoa vive de verdade, todos os outros também vivem” – pontua as reflexões da escritora e nos deixa de legado o valioso aprendizado de que as mulheres precisam se reconectar consigo mesmas e umas com as outras.

Quando as mulheres cuidam de si e das irmãs – e cuidado aqui vai além dos aspectos estéticos ou meramente físicos -, quando florescem juntas, tudo ao redor também viceja…

Ficha Técnica:

A ciranda das mulheres sábias

Autora: Clarissa Pinkola Estés

Editora: Rocco

128 páginas

R$ 17,90 (pesquisa feita no site da Saraiva em 13/08/2018)

Deixe um comentário