Geral, Jornalismo

Qualquer semelhança NÃO É mera coincidência

perguntasAndre Spicer, pesquisador da Cass Business School, nos Estados Unidos, estuda como as organizações gerenciam pessoas consideradas altamente inteligentes. Ele é um dos criadores do termo “estupidez funcional” e acredita que o ambiente corporativo tradicional incentiva a falta de reflexão em seus colaboradores, levando pessoas inteligentes a tomar decisões idiotas.

Fiquei pensando no jornalismo contemporâneo e nesse artigo “A dificuldade de permanecer jornalista”, que uma amiga compartilhou no Facebook…

Abaixo, trecho de uma entrevista com Spicer, na revista Galileu de maio (número 262):

frustracaoGalileu – Grandes organizações incentivam a estupidez?

Andre Spicer – É comum haver pessoas muito inteligentes nelas, mas dentro de sistemas que parecem projetados para impedir o uso da inteligência. Há, por exemplo, consultorias cheias de funcionários formados nas melhores universidades fazendo trabalhos repetitivos, muitas vezes organizando planilhas eletrônicas e montando apresentações de power point.

Galileu – Como isso acontece?

Andre Spicer – A estupidez funcional é comum em empresas que trabalham com produtos subjetivos, como conhecimento e imagens. Essa ambiguidade muitas vezes desperta ansiedade. Para lidar com a ansiedade, os gerentes incentivam seus funcionários a não questionar – o que chamamos de gestão da estupidez. Os empregados começam a monitorar o próprio comportamento e a segurar-se para não fazer perguntas complicadas.

(…)

Galileu – A estupidez funcional afeta o funcionário fora da empresa?

Andre Spicer – Muitas vezes, funcionários buscam espaços fora das organizações onde podem desenvolver sua inteligência que sentem estar sendo desperdiçada no trabalho – isso explica como tanta gente gasta milhares de horas contribuindo com comunidades online em seu tempo livre. Só que muitas grandes organizações procuram agora invadir a vida de seus funcionários, estendendo o trabalho até a noite e fins de semana e fazem com que eles tenham de responder a e-mails de trabalho até quando estão de férias. O resultado é que a gestão de estupidez atinge profundamente suas vidas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s