Dica de série: The Good Lord Bird

The Good Lord Bird, produção de 2020 do canal Showtime, já está acessível no Brasil pelo streaming Paramount+. Também dá para assistir pelo Amazon Prime, para quem tem o pacote que inclui o Paramount+.

Protagonizada pelo estreante – e muito talentoso – Joshua Caleb Johnson, de 15 anos, e pelo veterano Ethan Hawke, 50, em uma atuação arrebatadora, The Good Lord Bird tem formato de minissérie e se desenrola em sete episódios de 45 a 50 minutos.

Conta a história do controverso abolicionista norte-americano John Brown, que defendia o uso da violência contra os escravagistas e por conta disso, dividia opiniões até entre integrantes do movimento abolicionista norte-americano.

Cristão que beirava o fanatismo e de personalidade difícil e truculenta, John Brown, segundo registra a historiografia, invadiu o arsenal federal americano em Harpers Ferry, em 1859. Preso, julgado e condenado a morrer na forca; enquanto esperava a sentença, escreveu cartas inspiradas contra o regime escravocrata, que eram publicadas na imprensa por seus amigos Henry David Thoreau (autor de Walden – A vida nos bosques) e Ralph Waldo Emerson, poeta, escritor e ensaísta.

Joshua Caleb Johnson (Onion) e John Brown (Ethan Hawke)
Foto: Divulgação/Showtime

Os atos realizados por Brown teriam sido o estopim da Guerra de Secessão (1861-1865), a guerra civil entre o norte e o sul dos Estados Unidos, que começou dois anos depois de sua morte. Após a guerra, a escravidão foi abolida no país, embora a luta dos afro-americanos por direitos civis e contra o racismo estivesse só no começo.

Apesar de contar a história de um personagem branco, The Good Lord Bird é narrada a partir do ponto de vista de um adolescente negro. As peripécias de John Brown são apresentadas por Onion (Cebola/Henry), o personagem de Joshua Caleb Johnson.

A produção une drama e comédia para falar de um tema bastante tenso e que ainda sangra bastante no país. E para criticar o racismo e o conservadorismo que perduram em parte dos EUA nos dias de hoje, vide o caso George Floyd.

Com narrativa ágil, fotografia belíssima, diálogos afiados e personagens carismáticos, é uma aula de história envelopada em entretenimento de qualidade. A visão de Onion sobre Brown e sobre a sociedade de seu tempo é pontuada por lirismo e sarcasmo combinados na medida exata, o que permite à série ser didática e divertida, fazer pensar e rir. É ótima fonte para entender o contexto da formação cultural norte-americana.

Frederick Douglas (Daveed Diggs)
Foto: Divulgação/Showtime

O roteiro é uma cocriação do próprio Ethan Hawke com o produtor Mark Richard, os produtores dos geniais e necessários Corra (Jordan Peele, 2017) e Infiltrado na Klan (Spike Lee, 2018) e mais quatro roteiristas. Eles se inspiraram no livro homônimo The Good Lord Bird (O pássaro do bom Senhor), publicado em 2013 por James McBride, e que resgata a figura de John Brown. O livro ganhou o National Book Award, maior prêmio literário dos EUA, no ano de lançamento.

Por aqui, foi publicado em 2015 pela Bertrand do Brasil (está custando R$ 26,00 no site da Amazon, com frete grátis para os assinantes do Prime, pesquisado em 02/03/21).

Esquecido ou mal interpretado pela história oficial, John Brown, para os conservadores americanos, é visto como um terrorista. E para os progressistas, é uma espécie de herói. A série apresenta o personagem favorecendo o seu lado mais excêntrico, violento e idealista.

Além dele, outros personagens históricos aparecem na produção, como o ex-escravizado Frederick Douglas (vivido pelo ator Daveed Diggs), que se tornou estadista, abolicionista e escritor, sendo ainda uma importante liderança na luta pela emancipação; e Harriet Tubman (Zainan Jah), ex-escravizada que atuava libertando outros cativos.

Tubman, a quem Brown e outros militantes abolicionistas chamavam de ‘General’, fazia parte de uma rede que articulava a libertação de escravizados das fazendas do sul dos EUA e os transportava clandestinamente por uma ferrovia subterrânea até o norte do país.

Quem quiser saber mais sobre ela pode assistir ao filme da diretora Kasi Lemmons, Harriet, de 2019, que está no catálogo do Telecine Play. É um bom complemento à série sobre John Brown e tem a mesma narrativa ágil e que combina drama e aventura.

Veja o trailer de The Good Lord Bird:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s