After Life, série da Netflix escrita, produzida e protagonizada pelo ator e comediante britânico Rick Gervais, é uma jornada tragicômica pelo luto, a depressão desencadeada a partir de um grande trauma e a redenção.
Conta a história de Toni, que perde a esposa Lisa, vítima de câncer. Após enterrar a esposa, ele vive uma descida aos infernos porque acredita que tudo de bom que existia nele era mérito da mulher e, sem ela, não há sentido nem na própria vida e nem no mundo ao redor.
Disposto a se matar, antes de chegar a esse extremo, Toni resolve liberar toda a amargura que sente. Ele literalmente perde a autocensura, dizendo e fazendo coisas que quando Lisa era viva ele jamais se imaginou capaz de dizer ou fazer.
Com apenas seis episódios na primeira temporada – Gervais já sinalizou que gostaria de escrever uma segunda, mas a Netflix ainda não confirmou -, cada um com uma média de 27 a 30 minutos, After Life é incômoda e questionadora, sensível e perversa, ranzinza e poética, sarcástica e pontuada por aquele senso de humor autodepreciativo dos britânicos, que eu pessoalmente, acho fascinante e adorável.
Ambientada em Londres, a série é recheada de personagens tanto carismáticos quanto atormentados. O elenco é muito bom e veste a pele dos personagens com competência, representando sem afetação os dramas pessoais que gravitam entre o ordinário e o sublime do cotidiano.
Indico muito para quem gosta de histórias que emocionam, mas sem dramalhão ou pieguice…
Assista ao trailer (original, em inglês):
E para assistir ao trailer legendado ou saber mais sobre a série, acesse aqui.