Artes Plásticas

Exposição no Muncab traz arte criada em oficinas infantis sobre o Candomblé

Oficinas atendem crianças de 6 a 12 anos (Foto: Divulgação)

De 01 a 15 de dezembro, o Museu Nacional de Cultura Afro-brasileira (Muncab), situado na Rua do Tesouro, Centro de Salvador, vai abrigar a exposição do Projeto Bate-Papo Ibêjis, realizado com crianças de 6 a 12 anos, sobre mitos e lendas do Candomblé. A visitação é gratuita e acontece sempre das 10h às 16h.

A abertura da exposição, no dia 1º de dezembro (Sábado), às 14h, terá apresentações de algumas das crianças que integraram as atividades, que foram realizadas de modo itinerante, em três terreiros da capital baiana: Terreiro Hunkpame Savalu Vodun Zo Kwe (Curuzu); Terreiro Ilê Axé Alarabedê (Engenho Velho da Federação) e o Terreiro Ilê Axé Torrun Gunan (Fazenda Coutos). As crianças também vão protagonizar um desfile com as camisas da linha de produtos Bate-Papo Ibejis.

Segundo a idealizadora do projeto, Daniela dos Santos Lírios, as crianças participam de atividades lúdico-educativas como oficinas de transmissão oral, contação de lendas e mitos do Candomblé, e também de outras ações artístico-culturais de pintura, dança, música e confecção de adereços das culturas afro-brasileiras.

A mostra que ficará até 15 de dezembro no Muncab apresentará ainda uma série de fotografias com momentos de aprendizado e participação das crianças nos encontros com a equipe do projeto. Também serão exibidas peças artesanais feitas pelas crianças nas oficinas criativas. Um monitor acompanhará a visitação, contando detalhes sobre a mostra e projeto. No museu, haverá ainda um espaço da leitura para crianças.

Recentemente, o projeto lançou campanha em uma plataforma de financiamento colaborativo. Quem quiser colaborar (clique aqui), vai ajudar a manter a iniciativa, que estimula a leitura em crianças de 6 a 12 anos e atua no desenvolvimento do protagonismo cultural na infância e na difusão da oralidade como elemento de construção do imaginário, identidade e tradição.

Para saber mais sobre o projeto vale dar uma navegada no perfil deles no Instagram e na Fanpage do Facebook.

Programe-se e vá lá ver!

O quê – Exposição Bate-Papo Ibejis

Quando – 1º a 15 dezembro, das 10h às 16h (exceto aos finais de semana)

Onde – Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira (Rua do Tesouro, s/nº – Centro)

Quanto – Entrada Gratuita

*Com informações da Assessoria do Muncab

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s