Leitura obrigatória para os pré-adolescentes nos anos 70/80, O meu pé de laranja lima, de José Mauro Vasconcelos, completa 50 anos da primeira publicação nesta quarta, 28 de março. Para comemorar, a Editora Melhoramentos, responsável pelo lançamento da obra em 1968, preparou uma edição especial comemorativa com novo projeto gráfico e ilustração de capa de Laurent Cardon. A nova edição traz ainda informações sobre a obra, o autor, o contexto histórico da narrativa e notas de rodapé.
Adaptado para o cinema, teatro e TV, O meu pé de laranja lima foi traduzido para 52 línguas e lançado em 19 países. O livro conta a história de Zezé, um menino muito pobre, de cinco anos, que tem muitos irmãos, um pai desempregado e a mãe operária em uma fábrica. Zezé tem muita imaginação, mas vive uma realidade dura e é o responsável por cuidar do irmão menor, Luís. Seu melhor ‘amigo’ é o pé de laranja lima que ele chama de Xururuca.
Li o livro quando tinha uns 14 anos e até hoje tenho na estante de casa o exemplar surrado que herdei (na verdade peguei emprestado e nunca devolvi) de uma das minhas tias. A história me emocionou muito, na época, e a doçura de Zezé ao lidar com situações muito complexas para sua pouca idade me conquistou e comoveu.
Dia desses vou tirar da estante e reler, para ver como enxergo a história quase 30 anos depois da minha primeira leitura…
Achei essa edição maravilhosa e aproveitei para reler esse clássico ❤️
Também gosto muito desse livro, Barbara. Abraços!