Literatura, Dicas de leitura

Tordesilhas lança novo romance de Yann Martel, mesmo autor de As aventuras de Pi

As altas montanhas de Portugal, novo romance de Yann Martel, consagrado autor de As aventuras de Pi, foi lançado este mês no Brasil pela Tordesilhas. O livro é ambientado em Portugal, no decorrer do século XX, e mistura fábula contemporânea e conto fantástico, reunindo três novelas que se conectam no desenrolar da narrativa. As três histórias são separadas por décadas no tempo e se unem a partir de processos de luto dos personagens.

A primeira, Sem lar (leia abaixo uma prévia enviada pela editora)se passa em Lisboa, em 1904, e conta a história de Tomás, jovem assistente do curador do Museu Nacional de Arte Antiga, que está aprendendo a viver à sombra de uma imensa tragédia familiar. Para conseguir lidar com o luto da perda da mulher, do filho e de seu pai, Tomás se dedica a estudar com afinco o diário de Padre Ulisses, que viveu no século XVII. Nos escritos, descobre a existência de uma relíquia, um crucifixo esculpido pelo padre e que revela algo que pode abalar a Igreja Católica, objeto teoricamente escondido na região das Altas Montanhas de Portugal…

A segunda história, Para casa, ocorre na cidade de Bragança e se concentra em Eusébio Lozora, médico patologista que faz plantão no hospital da cidade, na passagem do ano de 1938 para 1939. Por volta da meia-noite, ele recebe a visita da mulher, Maria, uma teóloga que, como o marido, é fã da escritora Agatha Christie. Maria o presenteia com o novo livro da autora e vai embora. Em seguida, outra Maria, mas aparentando 80 anos, aparece inesperadamente no consultório carregando uma mala. Ela conta ao dr. Eusébio sobre sua vida com o marido, Rafael, e sobre o luto que o casal viveu com a morte de seu único filho. E faz um pedido inusitado ao médico…

Na terceira parte, Em casa, ambientada nos anos 1980, o personagem central é o senador canadense Peter Tovy. Após a morte da mulher e a ruptura com o filho, Peter sente necessidade de mudar de vida. Em uma viagem oficial aos Estados Unidos, visita um centro de estudos de primatas e se encanta com um tranquilo chimpanzé, Odo. Peter decide comprá-lo e viver com o animal, na aldeia portuguesa em que nasceu…

>>Leia aqui um trecho de Sem lar, primeira novela de As altas montanhas de Portugal (em PDF)

Quem é – Yann Martel nasceu em Salamanca, Espanha, em 25 de junho de 1963, de pais franco-canadenses. Seu pai era diplomata e ele cresceu entre a França, Costa Rica, México e Canadá. Estudou filosofia na Trent University, em Ontário. Mas antes de começar a escrever, viajou por diversos países e trabalhou em funções como lavador de pratos, agente de segurança e plantador de árvores. Atualmente, vive em Saskatoon, Canadá, com a escritora Alice Kuipers e os quatros filhos. O primeiro livro do autor, Seven Stories, foi publicado em 1993. Com As Aventuras de Pi (2001), vencedor do Man Booker Prize e adaptado para o cinema com direção de Ang Lee, Martel conheceu a consagração literária.  Ele também é autor de: The Facts Behind the Helsinki Roccamatios (1993), Self (1996), We Ate the Children Last (2004), Beatrice and Virgil (2010) e 101 Letters to a Prime Minister: The Complete Letters to Stephen Harper (2012), este último de não ficção.

Ficha Técnica:

As altas montanhas de Portugal

Autor: Yann Martel

Tradutor: Marcelo Pen

Editora Tordesilhas

312 páginas

R$ 36,00

*Com base em informações da editora

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s