Literatura, Tecnologia

A tecnologia a serviço da literatura

Na briga por conquistar os leitores hiperconectados da novíssima geração, acostumados a ler, navegar na internet, assistir TV, responder as questões do dever de casa e conversar nas redes sociais, tudo ao mesmo tempo, empresas especializadas em e-readers e livros digitais, em parceria com grandes editoras, investem cada vez mais em tecnologias convergentes. Dois exemplos recentes são a Kindle e a Kobo, que trazem ao mercado editorial novidades dignas dos filmes de ficção científica. Anotem aí, geeks queridos!

A Kobo está investindo na Shelfie, que segue o mesmo princípio de aplicativos como o SoundHound, que, em uma explicação resumida, ajudam a identificar o nome da música, banda ou cantor tocando em um ambiente. Seguindo essa lógica, a ferramenta Shelfie – junção das palavras em inglês para estante (shelf) com selfie (os autorretratos da cultura digital) -, através de uma foto da estante do leitor, escaneia as lombadas dos livros e, por meio de pesquisa baseada em metadados, sugere leituras digitais gratuitas ou com descontos disponíveis para venda e download. A tecnologia, que passa por fase de ajustes, em breve estará disponível para iOS e Android.

Já a Kindle se juntou com a editora Companhia das Letras, a rede Globo e a Amazon para oferecer uma experiência multimídia aos leitores de e-books. Dessa vez, a tecnologia utilizada no projeto Assista a esse livro segue uma lógica parecida com a da Realidade Aumentada (a integração de informações virtuais a visualizações do mundo real, muito utilizada em revistas de moda para compartilhar vídeos de desfiles, por exemplo, e nos press kits de lançamentos editoriais). O projeto oferece ao leitor trechos de adaptações da Globo a partir de livros clássicos.

Os trechos selecionados para conter links com vídeos de séries, filmes e novelas da emissora de TV serão de títulos publicados pela Companhia das Letras, em formato e-book e disponíveis na loja da Kindle, na Amazon. Os e-books do projeto custarão o mesmo que os comuns e poderão ainda ser lidos no smartphone, tablet ou PC, bastando baixar o aplicativo de leitura Kindle, gratuitamente.

No início do projeto, já foram selecionadas as obras Gabriela Cravo e Canela, do escritor baiano Jorge Amado, Dois Irmãos, de Milton Hatoum, As relações perigosas (Choderlos de Laclos) e O canto da sereia, de Nelson Motta.

*Com informações pesquisadas no PublishNews

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s