Cinema

Filmes: o que já vi este ano e indico

*Bem-vindo a Marly-Gomont (Julien Rambaldi, França, 2016)

Seyolo Zamtoko e a família, na chegada a Marly-Gomont

O filme é baseado em fatos reais e conta a história de um médico recém-formado, Seyolo Zamtoko (Marc Zinga), natural da República Democrática do Congo (África), que aceita trabalhar no vilarejo de Marly-Gomont, no interior da França, onde as pessoas nunca tinham visto negros antes. Zamtoko se muda com a família para a cidadezinha e sua chegada provoca uma reviravolta. Enquanto a mulher e filhos do médico tentam se adaptar à nova vida e o prefeito de Marly-Gomont quer que eles se integrem à comunidade, tensões raciais surgem por conta dos moradores conservadores e racistas. Os filhos do médico sofrem bullying na escola e o casamento dele corre o risco de acabar. A questão do preconceito racial na película é tratada de forma mais leve, até porque o filme segue os caminhos da comédia-dramática. Mas, ainda assim, cutuca feridas e mostra o quanto as pessoas podem ser provincianas e ignorantes. Para quem gosta de histórias de superação, a vida do Dr. Zamtoko é bem rica em desafios.

Veja o trailer:

*Um método perigoso (David Cronemberg, Reino Unido…, 2012)

Freud e Jung

O filme faz um recorte na história da origem da psicanálise e na relação entre Carl Jung (Michael Fassbender),  Sigmund Freud (Viggo Mortensen) e Sabina Spielrein (Keira Knightley). Vincent Cassel faz uma participação vivendo um incontrolável Otto Gross. A direção é de David Cronemberg, do magnífico Senhores do Crime, e o tema dispensa apresentações. Demorei para ver, mas há tempos estava na minha lista. O elenco está afiado. Gostei bastante do Jung de Fassbender e do Freud de Mortensen, que inclusive foi indicado ao Globo de Ouro pelo personagem. Mas não curti o exagero da Sabina de Knightley. Mesmo a ideia sendo mostrar os surtos da personagem, achei a atriz caricatural. Faltou também o roteiro mostrar a importância de Sabina para a trama e para a própria histórica da psicanálise. Mas, no geral, o filme vale a pena ser visto.

Veja o trailer:

*Obvious Child (Gillian Robespierre, EUA, 2015)

Donna Stern

O filme traz uma abordagem interessante sobre sexualidade feminina, relacionamentos amorosos e aborto. Conta a história de Donna Stern (Jenny Slate), que trabalha em uma livraria à beira da falência (muito triste, isso!) e à noite, apresenta-se como comediante em bares, transformando suas experiências em tema de esquetes para stand-up comedy. Sem grana e sem muito público para suas piadas das quais boa parte das vezes só ela ri, Donna enfrenta uma gravidez indesejada e as cobranças da mãe para que “tenha algum propósito” na vida. Comédia-dramática com pitadas agridoces de romance,  é indicado para quem gosta de filmes com pegada mais alternativa. O título é homônimo à famosa canção de Paul Simon, gravada com a participação da percussão do bloco afro Olodum. A música faz parte da trilha sonora. No Brasil, o título foi adaptado para Entre risos e lágrimas (eu sei, cafona!).

Veja o trailer (não encontrei versão legendada):

*Little Boy (Alejandro Gómez Monteverde, EUA 2016)

Esse filme é para assistir com a caixa de lenço de papel do lado, porque além da história ser bem lacrimosa, o protagonista Pepper (Jacob Salvati) é uma das coisinhas mais fofas do mundo. Little Boy é uma sessão da tarde gostosa, com seu cenário super colorido e bucólico, lembra aqueles filmes da Lessie, que divertiam as crianças nos anos 80 (hello, infância!). Ambientado durante a II Guerra (1939-1945), conta a história de um garotinho que faz um acordo com Deus, para que seu pai volte ileso do front. Em troca da proteção divina ao soldado, ele irá cumprir uma lista de boas ações. O nome do filme deriva do apelido do garoto na cidadezinha onde ele mora com a família, na Califórnia da primeira metade do século XX, mas também faz referência à bomba atômica detonada em Hiroshima. A mãe de Pepper é vivida pela incrível Emily Watson (amo os filmes com ela!).

Veja o trailer:

 

*Todos constavam no catálogo da Netflix até a data de publicação do post.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s