Autores, Literatura

Selo Tordesilhas lança no Brasil a novela As invernas, da espanhola Cristina Sánchez-Andrade

Cristina Sánchez-Andrade nasceu em Santiago de Compostella, filha de uma galega e de um inglês, uma singular combinação de mitologias familiares
Cristina Sánchez-Andrade tem 49 anos e nasceu em Santiago de Compostella, filha de uma galega e de um inglês, uma singular combinação de mitologias familiares

As invernas, romance da escritora espanhola Cristina Sánchez-Andrade, parte da rivalidade e do amor entre duas irmãs, uma considerada feia e a outra considerada uma beldade, para construir uma narrativa que se inspira nas tradições orais dos contadores de histórias. Principalmente os da Galícia, região onde o romance se situa. A obra acaba de ser lançada no Brasil, pelo Selo Tordesilhas (Editora Alaúde).

O livro conta as vidas de Saladina e Dolores, netas de Dom Reinaldo, um homem perseguido pela ditadura de Franco no começo na Guerra Civil Espanhola (1936). Enviadas para o exílio pelo avô, as duas crescem na Inglaterra e só retornam para a Espanha anos mais tarde. Costureiras, Dolores, ‘a irmã bonita’, se casa com um pescador truculento; enquanto Saladina, ‘a feia’, permanece solteira.

Ambas tinham o sonho de juventude de serem atrizes, mas precisam se conformar com uma vida medíocre. De volta ao vilarejo natal, na Galícia, após uma acontecimento trágico, as duas acabam desenterrando histórias antigas e lembranças dolorosas…

Considerada uma das vozes femininas mais atuantes na literatura espanhola contemporânea, Cristina Sánchez-Andrade fala de opressão e liberdade, da busca por independência, da ditadura da beleza e de sonhos românticos desfeitos nesse livro protagonizado por mulheres com personalidades distintas e, de certa forma, complementares, descortinando as muitas faces possíveis do feminino.

Com narrativa circular, os fatos da vida das irmãs e do passado de seu povoado e de seu avô vão se mesclando à medida em que a história avança, alternando drama, suspense, ternura e ferocidade. Os textos de Cristina, segundo críticos, “condensam os cenários do interior da Galícia, fazendo o leitor sentir o odor dos prados úmidos e mergulhar no universo lúgubre e aguerrido de sua região natal”.

Sinopse da editora – “Dolores e Saladina, irmãs apelidadas ‘As Invernas’, voltam à sua aldeia galega depois de um penoso exílio na Inglaterra, trazendo consigo lembranças que todos ali queriam esquecer. Uma linda, outra feia e desdentada, vivem uma relação típica de irmãs. De seu cotidiano comum, entremeado de flashbacks, vai se descobrindo os segredos macabros e grotescos que permeiam Tierra de Chá. É do paradoxo do estranho e cotidiano, do cômico e dramático e do terno e perverso que se descobre a riqueza deste romance, seguindo pegadas de narradores cuja obra nunca acabamos de decifrar, porque, ao revelar um sentido, abrem-se outros, e sobretudo abre-se a vida, sempre vertiginosa e desproporcionada…

>>Leia um trecho do livro aqui (arquivo em PDF)

Quem é –  Cristina Sánchez-Andrade é escritora, crítica literária e tradutora espanhola. Filha de mãe galega e pai britânico, nasceu em Santiago de Compostella, em 1968. Formada em Ciências da Informação e em Direito, é autora dos romances Las lagartijas huelen a hierba (1999), Bueyes y rosas dormían (2001), Ya no pisa la tierra tu rey (Anagrama, Prêmio Sor Juana Inés de la Cruz 2004), Alas (2005), Coco (2007), Los escarpines de Kristina de Noruega (finalista do Prêmio Espartaco de Novela Histórica 2011) e El Libro de Julieta (2011). Sua obra já foi traduzida para o inglês, português, italiano, polonês e russo. As Invernas é seu romance mais recente, de 2014. Além disso, ela também é autora do livro infantil 47 Trocitos, história cheia de humor  e ternura que fala sobre diversidade e a importância de aceitar as pessoas como elas são.

Ficha Técnica:

as-invernasAs invernas

Autora: Cristina Sánchez-Andrade

Tradução: Fátima Couto

Editora Alaúde / Selo Tordesilhas

280 páginas

R$ 38,50 (pesquisa no site Submarino em 14/02/17)

*Post escrito com informações, sinopse e arquivo PDF com trecho do romance enviados pela editora para divulgação e com pesquisa sobre a obra de Cristina Sánchez-Andrade.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s