Infanto-Juvenil, Literatura, Resenhas

Mini Resenha: O livro sem figuras (B. J. Novak)

“E sabe de uma coisa? Eu estou lendo esse livro para a criança mais legal que já existiu em toda a história do mundo inteiro.”

o-livro-sem-figuras

O livro sem figuras, de B. J. Novak, é uma brincadeira com sons, onomatopeias, palavras que não existem no dicionário e com a ideia de que livros só com texto, sem gravuras, podem ser chatos. O que, na verdade, eles não são nem um pouco!

A leitura é bem curtinha, rápida, leva menos de dez minutos, e o formato do texto é gráfico, com letras em tamanhos confortáveis para crianças que estão aprendendo a ler. A regra de leitura é exposta logo no começo: quem estiver contando a história é obrigado a dizer todas as palavras malucas que aparecem nas páginas seguintes. Ou seja, é uma obra para ser mais interpretada do que lida.

A proposta se adapta aos adultos com imaginação e que não sentem vergonha de fazer vozes engraçadas durante a contação de histórias ou costumam imitar dinossauros, robôs e outros personagem para divertir a garotada.

Recomendo para quem tem filhos ou alunos pequenos. Bebês de um ou dois anos naquela fase de imitar sons e crianças na idade pré-escolar ou pré-alfabetização podem se divertir sozinhas ou em grupo, desde que o responsável por estimular a brincadeira se deixe levar sem preconceito ou medo de parecer ridículo por recitar musiquinhas que grudam na cabeça feito chiclete ou produzir sons pouco convencionais.

O autor vale-se do nonsense e de um sutil humor irônico para conquistar os leitores, arrancando boas gargalhadas até dos mais velhos, só pelo absurdo da brincadeira.

Ficha Técnica:

o-livro-sem-figurasO livro sem figuras

Autor: B.J. Novak

Editora Intrínseca

48 páginas

R$ 24,99 (pesquisa no site Submarino em 13/02/17)

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s