As escritoras Ruth Rocha e Socorro Acioli tiveram obras indicadas pela United States Board on Books for Young People (USBBY), lista de recomendações de obras infanto-juvenis. De Ruth Rocha, o selecionado foi O menino que aprendeu a ver, publicado no Brasil pela Salamandra. E de Socorro Acioli, o eleito foi A cabeça do Santo (Companhia das Letras), já resenhado aqui no blog e que também figura na lista da Biblioteca de Nova York como melhor obra de ficção para adolescentes.
Ruth Rocha escreve desde os anos 1960, já foi premiada com o Jabuti, integra a Pen Club (Associação Mundial de Escritores) e é também uma das autoras preferidas do meu filho. Quando ele era pequeno, não cansava de ler e reler Quem tem medo de monstro e Quem tem medo de ridículo.
Já Socorro Acioli é jornalista e escritora, possui mestrado e doutorado na área de literatura, escreve ficção para crianças e adolescentes; e também é autora de um ensaio biográfico sobre Raquel de Queiroz. A cabeça do santo já foi publicado nos EUA, na Inglaterra e na França.