
Uma das peças de campanha do projeto ‘Precisamos falar com os homens?’ reproduz – sem identificar a autoria – diversas frases machistas e misóginas pinçadas em redes sociais
Folheando a edição mais recente da revista Cláudia (novembro de 2016), vi uma publicidade do Grupo O Boticário anunciando o projeto Precisamos falar com os homens?, iniciativa da ONU Mulheres e do site Papo de Homem, com patrocínio do grupo de cosméticos. O projeto consiste em uma ampla pesquisa sobre gênero, tendo como foco principal a desconstrução do machismo em todas as suas manifestações.
Além da pesquisa (da versão online participaram 20 mil pessoas de todo o país, neste link tem o material completo), o projeto também rendeu um documentário, de pouco menos de uma hora de duração, que vale muito a pena ser assistido. Neste link tem mais informações sobre o projeto. E abaixo, embedei o vídeo, já disponível no Youtube.
Como diz um amigo querido, “amplifiquem” as informações, porque combater o machismo é questão de vida ou morte e uma das premissas do vídeo é demonstrar que o machismo não mata apenas as mulheres (nós somos as principais vítimas), mas homens também morrem aos montes por conta dos estereótipos da masculinidade.
E não falo apenas de consequências drásticas para as mulheres e os homens cis e heterossexuais. Quando se fala de machismo e dos preconceitos ligados a gênero, sexualidade e orientação sexual, nunca é demais lembrar que todas as pessoas LGBTs também são afetadas de forma absurda pelas violências geradas por uma cultura machista.
Assista abaixo ao documentário ‘Precisamos falar com os homens?’