“Tento ser uma pessoa melhor para mim mesmo”

Gil“Sei que não poderei ser mais contributivo – ou contribuir melhor para a dimensão necessária de uma nova consciência humana – se eu não for melhor como indivíduo, se não trabalhar tudo o que o mundo psicanalítico pode me dar de melhor, que o plano sutil da devoção pode me dar de melhor. Tento me aperfeiçoar o tempo todo. Tento ser uma pessoa melhor para mim mesmo, no meu próprio diálogo interior. O tempo todo comigo mesmo, na tentativa de me livrar do pequeno veneno diário da emoção mal acolhida e mal processada”.

O trecho em destaque é uma das falas de Gilberto Gil em Disposições Amoráveis. O livro é lançamento da editora Iyá Omin (288 págs., R$ 72,00) e tem coordenação da pesquisadora baiana Ana de Oliveira. Reúne respostas de Gil para questionamentos sobre sustentabilidade, política, cultura, cidadania, música, ciência, espiritualidade, mídias digitais e afins. Ao todo, 14 convidados enviaram perguntas ao músico, entre eles Leonardo Boff, Nelson Motta, Pierre Lévy e Gal Costa.

Vi a dica na edição deste mês, número 205, da revista Bons Fluídos. E no Youtube, encontrei um vídeo onde Gil fala da proposta:

Sobre Andreia Santana

Nasci em Salvador-BA, tenho 42 anos, sou jornalista e master em jornalismo on line, traça de biblioteca, cinéfila, pesquisadora de literatura e redes sociais, aspirante a encantadora de palavras, vaidosa, comilona, solteira e mãe de Matheus, uma pessoa fascinante.
Esta entrada foi publicada em Citações, Dicas de leitura, Filosofia, Literatura com as etiquetas , , , . ligação permanente.

2 respostas a “Tento ser uma pessoa melhor para mim mesmo”

  1. mariel diz:

    Sensacional dica. Vou agora tentar achar o bichano.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s