Eventos, Literatura

Agenda de lançamentos agita o sábado

Neste sábado, dois eventos literários animam o final de semana dos soteropolitanos. O primeiro é do livro de contos Ladeiras, vielas & farrapos, do jornalista Tom Correia, que acontece a partir das 14h, na livraria e café Boto Cor-de-Rosa, na Barra (rua Marques de Caravelas, 328). O outro lançamento contempla mais quatro volumes da coleção Lendas Africanas: Obaluaê, Nanã, Iemanjá e Xangô, da artista plástica Edsoleta Santos, que acontece a partir das 16h, no Ciranda Café, Rio Vermelho (rua Fonte do Boi).

LADEIRAS VIELAS & FARRAPOS - CAPA

Ladeiras, vielas & farrapos, da editora Via Litterarum, reúne 16 contos ambientados em Salvador e recheados de sarcasmo e ironia, em um tipo de representação do ‘lado b’ da baianidade e de seus mitos; pois para além da natureza exuberante do seu povo, da pseudo alegria momesca e da moldura da baía de Todos-os-Santos, Salvador, ou a “velha Cidade da Bahia”, possui uma face muitas vezes cruel, com forte desigualdade social e desencanto.

Esse é o terceiro livro individual de Tom Correia, que já participou de importantes antologias como As Baianas, 82: uma copa, quinze histórias, e Autores baianos: um panorama.  Em breve, publico a resenha completa de Ladeira, vielas & farrapos no blog.

A artista plástica Edsoleta Santos e sua coleção Lendas Africanas
A artista plástica Edsoleta Santos e sua coleção Lendas Africanas

Já a coleção Lendas Africanas, da artista plástica, mestra em Artes Plásticas pela UFBA e ilustradora Edsoleta Santos, é uma publicação da Solisluna Editora. Misto de livro de histórias e álbum artístico, cada volume da coleção resgata os mitos de origem dos orixás. A linguagem das obras, que foram ricamente ilustradas pela própria Edsoleta, é voltada para o público infanto-juvenil e também para os adultos interessados em conhecer mais sobre as tradições do Candomblé e seu panteão de divindades.

Como fonte de pesquisa, além da tradição oral dos terreiros, a pesquisadora também buscou relatos recolhidos pelo fotógrafo e etnólogo Pierre Fatumbi Verger, como no caso da lenda de Obaluaê, culto que teve origem no Daomé (atual Benim). Além dos quatro volumes que serão lançados neste sábado, a coleção Lendas Africanas já publicou os livros Oxalufã (ilustrado por Edsoleta Santos), Ibejis e Oxum (escritos e ilustrados por Edsoleta).

Anote na agenda e vá lá!

Via Litterarum

O quê: lançamento do livro de contos Ladeiras, vielas & farrapos, de Tom Correia

Quando: sábado, dia 12/12, à partir das 14h

Onde: Livraria e Café Boto Cor-de-Rosa, na rua Marquês de Caravelas (Barra)

Quanto: A entrada para o evento é gratuita e o livro custa R$ 28,00

Solisluna Editora

O quê: lançamento de mais quatro volumes da coleção Lendas Africadas: Nanã, Iemanjá, Obaluaê e Xangô, de Edsoleta Santos

Quando: sábado, dia 12/12, às 16h

Onde: Ciranda Café, na rua Fonte do Boi (Rio Vermelho)

Quanto: A entrada para o evento é gratuita e os livros custam R$ 35,00 cada

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s