Literatura

Melancolia, de Jon Fosse, é lançado no Brasil

Constando da lista de favoritos ao Nobel de Literatura deste ano, o romance Melancolia, do norueguês Jon Fosse, é o novo lançamento da Editora Tordesilhas, agora em novembro, no Brasil. A editora investe bastante na literatura nórdica contemporânea e já publicou por aqui títulos de Jo Nesbo (O último homem bom), Carsten Jensen (Nós, os afogados) e John Ajvide Lindqvist (Melodia do mal), entre outros.

Melancolia conta a história do pintor de paisagens Lars Hertervig, que nasceu em Hattarvågen, na costa oeste da Noruega, em 1830, em uma família de agricultores quaker bem pobre.  O livro traz duas perspectivas, a do personagem e a de sua irmã, que narra a história a partir da segunda parte do livro. Na obra, Fosse explora a linha tênue entre genialidade e loucura, em um romance descrito pela crítica como pungente e hipnótico.

Sinopse da editora

“Lars Hertervig é um jovem norueguês quaker de origem pobre. Graças à ajuda de um mecenas, estuda arte em Düsseldorf, na Alemanha, mas padece com terríveis inseguranças, obsessões sexuais e delírios incapacitantes. Em uma prosa hipnótica, magnética, o dramaturgo e escritor norueguês Jon Fosse descreve em Melancolia um dia de crise e a sua repercussão anos mais tarde na vida do próprio Hertervig – e mais de um século depois na vida de um escritor inspirado pela obra do artista, que existiu de fato. Retrato extraordinário da mente perturbada de um artista, o livro revela uma consciência assustadoramente frágil, mas capaz de apreender com grande sensibilidade a beleza e a luz que há no mundo.”

Quem é –  Jon Fosse nasceu em 1959, em Haugesund, Noruega. Poeta, romancista e dramaturgo premiado, muitas vezes chamado de “o novo Ibsen”, escreveu mais de duas dezenas de peças e de romances. Sua obra já foi traduzida em mais de 40 países. Em 2011, ganhou do rei da Noruega o direito de viver permanentemente na Grotten, residência localizada no complexo do palácio real, em Oslo. Essa honraria é concedida a quem faz contribuições expressivas à arte e à cultura do país.

>>Leia um trecho do romance neste link (arquivo em PDF)

9788584190317Ficha Técnica:

Melancolia

Autor: Jon Fosse

Título original: Melancholia I-II

Tradução: Marcelo Rondinelli

Editora: Tordesilhas

408 páginas

R$ 48,00

 

*Com informações, sinopses e trecho da obra cedidos pela assessoria da Tordesilhas

Anúncios

1 thought on “Melancolia, de Jon Fosse, é lançado no Brasil”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s