Fotografia, História

Exposição em homenagem ao centenário da Avenida Sete

Imagem antiga da Ladeira da Barra
Imagem antiga da Ladeira da Barra

No próximo feriado de Sete de Setembro, Salvador comemora o centenário da avenida homônima à data cívica, inaugurada em 1915 em meio a muita polêmica provocada pelas demolições de igrejas e fachadas de edifícios antigos do centro da capital baiana. Para marcar o centenário, a Caixa Cultural Salvador apresenta a Expo 100 anos da Avenida Sete, entre os dias 01 e 30. Ao todo, são 40 painéis temáticos com imagens antigas e textos que mostram diversos momentos do famoso endereço. A curadoria é do publicitário, pesquisador da história antiga da Bahia e escritor Nelson Cadena.

Além da exposição, o projeto abrange três palestras que serão realizadas nos dias 22, 23 e 24 de setembro, às 10h30, também na sede da Caixa Cultural Salvador. Na abertura do evento, às 19h do dia 1º, haverá apresentação do Bahia Brass, quinteto de sopro da Orquestra Neojibá.

Avenida Sete de antigamente
Avenida Sete de antigamente

A exposição mostra a importância desta via pública e do seu impacto na cidade do ponto de vista cultural, econômico, urbanístico e social, com imagens que abordam desde o perfil apenas residencial até a sua configuração mais comercial, a partir da década de 1930. Entre os painéis, há imagens de momentos marcantes presenciados na avenida, como a passagem do Zepellin, em 1930; o translado das imagens da antiga Igreja de São Pedro, antes da demolição; comitivas carnavalescas com carros alegóricos; a festa pública em homenagem ao Marechal Hermes da Fonseca; a visita do presidente da República, Washington Luís, dentre outros acontecimentos.

Um dos destaques é o confronto de imagens da Avenida Sete do passado e do presente com fotos atualizadas, feitas do mesmo ângulo, por Marisa Vianna, autora de vários livros de fotografia sobre Salvador. A amostra selecionada contém imagens dos acervos da própria Marisa, de Nelson Cadena, da Fundação Gregório de Mattos e do Museu Tempostal, com programação visual do designer Mauro Ybarros.

Polêmica busca pelo progresso – A abertura da Avenida Sete de Setembro no começo do século XX provocou grandes impactos em Salvador, tanto na questão do urbanismo quanto na relação dos moradores com a cidade. A começar pela desapropriação de mais de 300 imóveis, demolição de igrejas e de fachadas de prédios tradicionais como o Convento das Mercês, e, ainda, o elevado custo da obra, financiado por um banco francês. Outra polêmica surgiu também em relação ao nome, escolhido antes do início da obra. Intelectuais da época e mídia local defendiam que a via fosse batizada de “Avenida Dois de Julho”. Discutia-se que, se a ideia era homenagear a Independência, que fosse a da Bahia (02 de julho de 1823), e não a do Brasil. A Bahia foi o último reduto do exército português após a declaração de D. Pedro I, em 7 de setembro de 1822.

Calendário de palestras: 

22/09 – 10h30: “O impacto da Avenida Sete e sua arquitetura na renovação urbana de Salvador”. Pelo professor Francisco Senna, membro da Academia de Letras da Bahia e ex-presidente da Fundação Gregório de Mattos

Dia 23/09 – 10h3o: “A Avenida Sete e a sua dimensão cultural e religiosa”. Pelo professor Cândido Silva, Doutor em História pela USP

Dia 24/09 – 10h30: “Sociologia da Avenida Sete. A ocupação do espaço, a sua vocação comercial e seu impacto na comunidade”. Por Edwalter Lima, mestre em Arquivologia pela UFBA

Anote e vá lá ver!

O que: Exposição 100 anos da Avenida Sete
Quando: de 1º a 30 de setembro de 2015 (de terça a domingos), das 9h às 18h
Onde: Caixa Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador – BA)
Quanto: Entrada Franca
Classificação indicativa: livre
Informações: (71) 3421-4200

O que: Palestras 100 anos da Avenida Sete
Quando: 22 a 24 de setembro (terça a quinta-feira), às 10h30
Inscrições: cursos@feijaodecordaprodutora.com.br

*Com informações e imagens cedidas pela Assessoria de Comunicação da Caixa Cultural

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s