Nós, os afogados, do dinamarquês Carsten Jensen, narra um século da vida dos habitantes de Marstal, cidade localizada na ilha de Ærø, terra natal do autor. O livro, que foi lançado na Dinamarca em 2006, chegou este mês ao Brasil, pela Tordesilhas, trazendo aquele gostinho das narrativas marítimas épicas, como Moby Dick, de Herman Melville.
O livro conta as aventuras de Laurids Madsen, seu filho Albert e de Knud Erik. Tudo começa em 1848, quando os marinheiros de Marstal embarcam em uma guerra contra os alemães pelo controle do ducado Schleswig-Holstein. A euforia inicial dos combatentes dá lugar à angústia e ao medo quando veem de perto a morte dos companheiros. Nem todos retornam – e aqueles que o fazem nunca mais serão os mesmos.
Entre eles, está o excêntrico Laurids Madsen, que, depois de sobreviver à batalha, desaparece no mar. Depois de crescido, seu filho Albert viaja o mundo em busca do pai, uma empreitada que o deixará nas mãos de companhias nefastas. Carregando uma misteriosa cabeça encolhida e atormentado por premonições, Albert volta para Marstal, cidade cada vez mais dominada por mulheres, incluindo a viúva Klara Friis, que planeja acabar com a tirania do mar sobre os homens do lugar. Mas o filho da viúva, Knud Erik, estabelece com Albert uma relação de amizade e confiança. Contrariando o desejo da mãe, ele se torna marinheiro e é figura central da segunda metade do livro, que se passa nos mares do norte.
A obra explora viagens marítimas desde o Canadá até Samoa, passando por tabernas barra-pesada na Tasmânia e chegando às costas congeladas da Rússia. Passando ainda por Terra Nova, Cingapura e Murmansk, chegando à Islândia, em uma celebração ao modo de vida dos marinheiros e ao desejo humano de conquistar o desconhecido…
Quem é – Carsten Jensen nasceu em Marstal, Dinamarca, em 1952. Trabalhou como colunista e crítico literário, foi também repórter e correspondente na China, Camboja e Afeganistão. Jensen é autor de romances, artigos, ensaios críticos e livros de viagem. Ganhou o cobiçado Golden Laurels, por I Have Seen the World Begin, e o literário Danish Bank, a mais importante premiação dinamarquesa, por Nós, os afogados, em 2007. Em 2010, recebeu o prestigiado Olof Palme Prize, por sua contribuição na defesa dos direitos humanos. e, em 2012, o prêmio literário Søren Gyldendal.
Ficha Técnica:
Autor: Carsten Jensen
Tradução do inglês: Ana Ban
Gênero: Romance
Editora Tordesilhas
696 páginas
R$ 62,50
*Com sinopse e informações fornecidas pela Tordesilhas
Pingback: Melancolia, de Jon Fosse, é lançado no Brasil | Mar de Histórias
Nunca se é o mesmo, dia depois de outro dia. Depois de um naufrágio, então…