Aventura, Literatura

Romance dinamarquês com sabor de Herman Melville

Nós, os afogados, do dinamarquês Carsten Jensen, narra um século da vida dos habitantes de Marstal, cidade localizada na ilha de Ærø, terra natal do autor. O livro, que foi lançado na Dinamarca em 2006, chegou este mês ao Brasil, pela Tordesilhas, trazendo aquele gostinho das narrativas marítimas épicas, como Moby Dick, de Herman Melville.

O livro conta as aventuras de Laurids Madsen, seu filho Albert e de Knud Erik. Tudo começa em 1848, quando os marinheiros de Marstal embarcam em uma guerra contra os alemães pelo controle do ducado Schleswig-Holstein. A euforia inicial dos combatentes dá lugar à angústia e ao medo quando veem de perto a morte dos companheiros. Nem todos retornam – e aqueles que o fazem nunca mais serão os mesmos.

Entre eles, está o excêntrico Laurids Madsen, que, depois de sobreviver à batalha, desaparece no mar. Depois de crescido, seu filho Albert viaja o mundo em busca do pai, uma empreitada que o deixará nas mãos de companhias nefastas. Carregando uma misteriosa cabeça encolhida e atormentado por premonições, Albert volta para Marstal, cidade cada vez mais dominada por mulheres, incluindo a viúva Klara Friis, que planeja acabar com a tirania do mar sobre os homens do lugar. Mas o filho da viúva, Knud Erik, estabelece com Albert uma relação de amizade e confiança. Contrariando o desejo da mãe, ele se torna marinheiro e é figura central da segunda metade do livro, que se passa nos mares do norte.

A obra explora viagens marítimas desde o Canadá até Samoa, passando por tabernas barra-pesada na Tasmânia e chegando às costas congeladas da Rússia. Passando ainda por Terra Nova, Cingapura e Murmansk, chegando à Islândia, em uma celebração ao modo de vida dos marinheiros e ao desejo humano de conquistar o desconhecido…

Quem é – Carsten Jensen nasceu em Marstal, Dinamarca, em 1952. Trabalhou como colunista e crítico literário, foi também repórter e correspondente na China, Camboja e Afeganistão. Jensen é autor de romances, artigos, ensaios críticos e livros de viagem. Ganhou o cobiçado Golden Laurels, por I Have Seen the World Begin, e o literário Danish Bank, a mais importante premiação dinamarquesa, por Nós, os afogados, em 2007. Em 2010, recebeu o prestigiado Olof Palme Prize, por sua contribuição na defesa dos direitos humanos. e, em 2012, o prêmio literário Søren Gyldendal.

Ficha Técnica:

9788584190225_altaNós, os afogados

Autor: Carsten Jensen

Tradução do inglês: Ana Ban

Gênero: Romance

Editora Tordesilhas

696 páginas

R$ 62,50

*Com sinopse e informações fornecidas pela Tordesilhas

Anúncios

2 thoughts on “Romance dinamarquês com sabor de Herman Melville”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s