Literatura, Quadrinhos

Projeto luso-brasileiro de Graphic Novel sobre Fernando Pessoa busca recursos no Catarse

Pessoa

Uma dupla formada por um escritor português e um ilustrador brasileiro – que se conheceram pela internet – pretende lançar uma graphic novel contando uma versão alternativa da vida de Fernando Pessoa, mais especificamente, mostrando de que forma surgiram os icônicos e fascinantes heterônimos do poeta. Para viabilizar o projeto, o escritor André Morgado e o ilustrador Alexandre Leoni criaram uma página no site de financiamento coletivo Catarse, para arrecadar recursos.

A graphic novel A vida oculta de Fernando Pessoa transforma o poeta de múltiplas identidades em um agente secreto. Na página do projeto no Catarse, há vídeos e outras informações interessantes sobre a empreitada, inclusive com o clipping de matérias já divulgadas na mídia nacional e portuguesa sobre a iniciativa. Quem colaborar com a dupla, além de receber um exemplar da HQ, também poderá ganhar outros brindes, como uma miniatura de Fernando Pessoa, pôsteres, sketch original feita por Alexandre Leoni e dedicada ao apoiador, entre outros mimos.

Para ajudar no financiamento, basta acessar a página do projeto e clicar no link “Apoiar este Projeto”. Daí, basta marcar o valor da contribuição e seguir o passo a passo, até finalizar o apoio. Cada valor de contribuição dá direito a escolher um pacote de recompensas a serem recebidas pela contribuição. O frete e a forma de envio das recompensas será combinada com cada apoiador.

Vale lembrar que as identidades de Pessoa já renderam outros frutos maravilhosos à ficção. José Saramago, o grande autor português e Nobel de Literatura, por exemplo, escreveu o romance O ano da morte de Ricardo Reis, transformando um dos heterônimos, o médico Ricardo Reis, que estudou em colégio de jesuítas e até morou no Brasil por um período, em protagonista de uma delicada história de amor. No livro, Saramago faz com que Ricardo tenha diálogos filosóficos com o espírito de Fernando Pessoa e que os dois relembrem os outros heterônimos, descolando as identidades do poeta e dando a cada uma delas uma vida própria e pautada nas suas características peculiares. Quem não leu ainda, recomendo!

*A imagem que ilustra o post foi retirada da página do projeto A vida oculta de Fernando Pessoa no site Catarse e segundo os autores, é a capa provisória da HQ.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s