O Prêmio Literário Escritor Universitário Alceu Amoroso Lima (Tristão de Ataíde) este ano homenageia Ariano Suassuna. As inscrições para a 16ª edição acontecem até 30 de setembro. As três melhores redações sobre o tema Qual a importância do escritor Ariano Suassuna para a literatura brasileira?, dividirão um prêmio de R$ 16 mil reais, além de ganhar medalhas e diplomas, que serão entregues em solenidade na sede da Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro.
O concurso literário, promovido pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e pela ABL, é aberto a estudantes de qualquer curso e série regularmente matriculados em instituições de ensino superior. Os trabalhos devem ser encaminhados para a sede do CIEE (Rua Tabapuã, 540, 11º andar – CEP 04533-001 – Itaim Bibi – São Paulo – SP). O regulamento completo e a formatação do trabalho estão detalhados no site (acesse aqui).
O homenageado – Eleito para ocupar a cadeira 32 da ABL em 1990, o autor de O alto da compadecida e do Romance D´A Pedra do Reino, faleceu em julho do ano passado. Advogado, professor, teatrólogo e romancista, Ariano sempre foi interessado no conhecimento, desenvolvimento e divulgação das formas de expressão populares tradicionais. O escritor também foi secretário de Educação e Cultura de Recife entre 1975 e 1978. Doutorou-se em história pela Universidade Federal de Pernambuco, onde também lecionou por mais de três décadas, ensinando estética e teoria do teatro, literatura brasileira e história da cultura brasileira.
*Com informações do CIEE