Citações

De luz e de sombra

Apolo“Zeus ordenou que o garoto-problema trabalhasse por um ano como pastor a serviço de um reles mortal, o rei Admeto de Terae. Dizem que o campo tem efeitos terapêuticos; o mito comprova que, ao menos, tem efeitos didáticos. Cuidando de ovelhas, Apolo teve tempo de sobra para meditar. E aprendeu sua lição: mesmo na vida de um deus, tudo deve ter um limite; a grandeza sem fronteiras é barbárie, loucura ou simples desperdício de energia. O próprio Zeus, embora rei dos deuses, não era todo-poderoso; acima dele, estava Moira, a misteriosa deusa do destino; e envolvendo todas as coisas do universo, pairava a primeira de todas as divindades, a única realmente ilimitada: o Caos. Por que deveríamos odiar nossos limites, se são eles que nos dão forma? Uma estátua só é bela porque a mão do escultor impôs certo limite à rocha; o barulho só se transforma em música quando um acorde molda os sons. Cumprida a pena, Apolo retornou mudado. Em vez de maquinar planos mirabolantes, resolveu dedicar a eternidade às artes: virou o deus da música, da poesia e de todas as criações humanas que, de alguma forma, embelezam a face caótica do mundo. Para encerrar os excessos de sua juventude, ele mandou inscrever no mármore do seu grande templo, em Delfos, duas frases que os gregos não esqueceriam: ‘Nada em excesso’ e ‘Conhece-te a ti mesmo’.

(…)

Apolo é o deus da ilusão lúcida: por isso os artistas da antiguidade o amavam tanto. Mas, embora portasse sempre a harpa, jamais abandonou o arco. Nas estátuas que o representam, o semblante sereno comporta sempre um sorriso de suave ameaça, como a dizer: há um fundo selvagem em toda harmonia humana; a beleza da vida terá sempre um vago gosto de morte; e, se hoje sou o deus da luz, é porque já olhei as trevas”.

(José Francisco Botelho, jornalista, escritor e tradutor, na reportagem Apolo e a lúcida ilusão, série Mitos e Jornadas, Vida Simples, edição 155, fevereiro de 2015)

Anúncios

2 thoughts on “De luz e de sombra”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s