Literatura

Livro promete desvendar segredos da Disney

Para quem gosta de teorias da conspiração ou acredita em boatos, não é leitura indicada. Ao menos é assim que o autor de Segredos de Walt Disney, Jim Korkis, define sua obra sobre os estúdios Disney e seu icônico criador. No Brasil, o livro chegou ao mercado no começo deste ano, pela editora Seoman.

Korkis sustenta sua obra em mais de 30 anos de pesquisa e entrevistas com profissionais de criação, além de colaboradores dos estúdios Disney. O livro, segundo o autor, pretende narrar histórias inéditas, algumas não oficiais, sem censura, mas sem apelar para escândalos, inclusive, quem assina o prefácio do livro é Diane Disney Miller, filha de Walt.

Ou seja, quem estiver interessado nos ‘podres’ do poderoso estúdio possivelmente não vai encontrar nesse livro nada que alimente polêmicas. Embora trabalhe com conteúdo ‘não autorizado’, Korkis faz o esforço de confrontar informações e só divulgar o que tem um fundo de verdade, sem apelar para a chamada fofoca de bastidor.

O livro traz 28 capítulos organizados em quatro partes: “Histórias do Walt”, “Histórias dos filmes da Disney”, “Histórias dos Parques da Disney” e “Outros mundos das histórias da Disney”. Cada capítulo corresponde a uma história completa e aborda diferentes aspectos do mundo Disney. Independentes entre si, os textos não precisam ser lidos na ordem em que se apresentam.

Para o autor, o livro deve ser encarado como um guia que preenche algumas lacunas e resgata histórias quase perdidas, muitas bem triviais como os hábitos alimentares e receitas preferidas de Walt Disney, sua vida escolar, alguns detalhes da estreia da animação Branca de Neve, a produção de Alice no País das Maravilhas e o fato de Disney ter rejeitado o roteiro iniciado por Aldous Huxley, histórias sobre os parques temáticos, etc. Há ainda um capítulo sobre Canção do Sul, filme de 1946 que a Disney deixou de distribuir nos EUA alegando que o conteúdo poderia ser interpretado como racista.

Pela apresentação da obra, vê-se que não se trata de nenhuma bomba e que esse ‘não autorizado’ é mais um chamariz para as vendas do que necessariamente um selo de autenticidade para histórias escabrosas. Jim Korkis, vale citar, é membro de organizações de fãs da Disney e já trabalhou em alguns dos parques temáticos do conglomerado.

Ficha Técnica:

disneySegredos de Walt Disney

Autor: Jim Korkis

Editora: Seoman

288 páginas

R$ 45,00

*Redigido a partir de informações da editora Seoman, como sinopse da obra, biografia do autor e informações gerais da publicação. Não se trata, portanto, de uma resenha baseada em leitura crítica, mas de uma apresentação do lançamento editorial.

Anúncios

3 thoughts on “Livro promete desvendar segredos da Disney”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s