Dicas de leitura, Literatura

Biografia de García Lorca é relançada no Brasil

Depois de lançar em edição bilíngue no Brasil O divã de Tamarit, de Federico García Lorca, a Biblioteca Azul também traz nova edição da biografia do poeta escrita pelo autor irlandês Ian Gibson, que pesquisou a vida de Lorca por mais de 40 anos e escreveu também vários ensaios sobre ele.

Federico García Lorca: a biografia investiga, com base em abrangente pesquisa documental e em inúmeras entrevistas, desde a infância de García Lorca em seu vilarejo na região de Granada, até os anos de formação acadêmica em Madri, passando pelas viagens a Barcelona, Paris, Cuba, Buenos Aires e Nova York, lugares reconhecíveis em cada fase de sua obra poética e dramatúrgica.

Ian Gibson não se atém apenas aos deslocamentos do poeta pelo mundo. Também trata das muitas pessoas que transformaram a vida dele, não apenas as que influenciaram e incentivaram sua carreira ainda incipiente na adolescência, mas também daqueles que o afetariam artística e afetivamente de modo muito intenso, como Salvador Dalí.

Sobre a vida íntima de Lorca não sobrou muito material a que o biógrafo pudesse recorrer, a não ser os poemas, peças de teatro e algumas cartas. Sua homossexualidade nunca deixou de ser um tabu para as pessoas que conviveram com ele, e, ao que parece, o assunto foi propositadamente esquecido em boa parte das entrevistas.

A morte violenta de Lorca também não fica de fora das pesquisas de Gibson. Em 1936, quando estourou a Guerra Civil na Espanha, García Lorca foi preso e executado pelo grupo que em breve instauraria o governo fascista. Os detalhes a respeito de seu assassinato, no entanto, só foram conhecidos 40 mais tarde, depois da morte do ditador Franco e da abertura dos arquivos do regime. E foi também em meados dos anos 1970 que Ian Gibson passou a se dedicar exclusivamente à biografia do poeta.

O biógrafo – Ian Gibson (1939) nasceu na Irlanda, onde estudou literatura espanhola e francesa no Trinity College, em Dublin. Foi professor de literatura espanhola em Londres e na França, até deixar a carreira acadêmica para se dedicar apenas à escrita e à pesquisa. É considerado um dos grandes hispanistas e talvez o maior biógrafo dos artistas de língua espanhola. Além dos livros sobre Lorca, escreveu, entre outros, a biografia de Salvador Dalí, de Rubén Darío e, mais recentemente, do cineasta Luis Buñuel.

Ficha Técnica:

LorcaFederico García Lorca: a biografia

Autor: Ian Gibson

Tradução: Augusto Klein

Editora Biblioteca Azul

718 páginas

Preço: R$ 69,90

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s