O resultado dos encontros do projeto Ofício da Palavra, que reúnem autores e leitores no Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte (MG), desde 2006, foi transformado em livro. A publicação, batizada com o mesmo nome do evento, é uma parceria da editora Autêntica com o ICFG (Instituto Cultural Flávio Gutierrez).
O livro Ofício da palavra, organizado pelo jornalista José Eduardo Gonçalves, traz 11 autores que palestraram durante o projeto, escolhidos após uma seleção a partir de critérios como qualidade do depoimento, diversidade de pensamento, representações geracionais e variedade de gêneros.
Contistas, romancistas, poetas e ensaístas como Luiz Ruffato, Milton Hatoum, Ferreira Gullar, Cristovão Tezza, Bernardo Carvalho, Silviano Santiago, Ignácio de Loyola Brandão, Daniel Galera, Maria Esther Maciel, Carola Saavedra e Gonçalo M. Tavares promovem um diálogo reflexivo e crítico, desnudando ideias e opiniões sobre a criação literária.
Os depoimentos foram editados especialmente para a publicação, em ordem cronológica de apresentação, consistindo em uma imersão no universo daqueles que vivem do ofício da escrita. Dos métodos de trabalho ao reconhecimento de influências, dos detalhes que envo fazer literário à relação com a crítica e os leitores, a obra traça um retrato raro da literatura produzida hoje no Br, por meio da visão dos próprios autores e da recepção do leitor.
Ficha Técnica:
Autor: Vários
Organizador: José Eduardo Gonçalves
Editora: Autêntica e ICFG
192 páginas
R$ 29,90