A Biblioteca Azul vai publicar a obra do autor irlândes William Trevor no Brasil. O primeiro lançamento já está nas livrarias, trata-se de A história de Lucy Gault, livro publicado originalmente em 2002 e que foi finalista do Man Booker Prize e do Whitbread Novel Award. Outros títulos do escritor que em breve serão lançados pela editora são A jornada de Felícia, ainda este ano, e Contos Completos, em 2015.
William Trevor nasceu em 1928 e passou quase toda a vida em pequenas cidades da Irlanda. Autor de diversos romances, contos, novelas e peças de teatro, ganhou vários prêmios literários e a admiração de toda uma geração de escritores. Atualmente, o escritor, que se autodefine como um “contador de histórias”, vive em Devon.
Sinopse – Em A história de Lucy Gault, o autor ambienta a história no verão de 1921, quando a tensão política na Irlanda chegava ao limite com a Guerra da Independência. A pequena Lucy Gault vê o destino da família sofrer uma reviravolta inesperada. Um acidente que envolve seu pai, um militar protestante e proprietário de terras, com um rebelde, morador da pequena cidade litorânea em que vivem, obriga a família Gault a sair da Irlanda. Lucy, ainda menina, se recusa a deixar a paisagem que lhe é tão querida, e arma uma situação para obrigar a família a ficar – ou, ao menos, para expressar seu imenso desgosto com o fato. Entretanto, um golpe do acaso – grande tecelão de todo esse enredo – dá início ao longo bordado a ser tecido por Lucy – com espera, culpa, medo, ansiedade e esperança. A prosa de Trevor é refinada e sóbria, com toques de delicadeza, como em uma espécie de fábula poética, e recheada de descrições tocantes das paisagens da infância da protagonista.
Ficha Técnica:
Autor: William Trevor
Tradução: Elisa Nazarian
Editora: Biblioteca Azul
288 páginas
Preço: R$ 44,90