Dicas de leitura, Infanto-Juvenil, Literatura

Simbad em versão de Alaíde Lisboa

Ilustração de Angelo Abu para a versão de Alaíde Lisboa para Simbad
Ilustração de Angelo Abu na versão de Alaíde Lisboa para Simbad

A escritora mineira Alaíde Lisboa autora de clássicos da literatura infantil nacional como A bonequinha preta, lançado originalmente em 1938 e até hoje bestseller do gênero, também se dedicava a recontar fábulas e histórias do imaginário maravilhoso universal. Agora, a editora Peirópolis lança Simbad, o marujo, na versão da escritora, morta em 2006, aos 102 anos de idade. O livro é ilustrado por Angelo Abu, que aproveitou sua origem árabe para recriar um clima de As mil e uma noites nos desenhos.

Acredita-se que Simbad, o marujo foi escrito no século X e seu enredo sempre esteve associado às narrativas de As mil e uma noites, assim como as histórias de Ali Babá e Aladim. Simbad, entediado com sua vida monótona, se lança ao mar em viagens cheias de aventuras e mistérios, durante as quais avista maravilhas indescritíveis, retornado coberto de riquezas e sabedoria.

Alaíde Lisboa, em sua versão para o conto preserva as características originais das aventuras do destemido marujo e Angelo Abu complementa o texto da autora com desenhos amarelos e dourados encantadores e influenciados pelos filmes de Ray Harryhausen. O animador assinou a produção e os efeitos de pérolas que fizeram a felicidade das crianças dos anos 80,  com reprises na Sessão da Tarde que sempre eram muito boas de ver, como A ilha misteriosa, a trilogia Simbad, dos anos 70, e Fúria de Titãs, o original de 1981.

Ficha Técnica:

simbadSimbad, o Marujo

Tradução e adaptação: Alaíde Lisboa

Ilustração: Angelo Abu

96 páginas

Editora Peirópolis

R$ 35,00

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s