Dicas de leitura, Literatura

Biblioteca Azul relança Os demônios de Loudun, de Huxley

O Mar de Histórias anunciou em fevereiro que a Biblioteca Azul tem um projeto para relançar 15 obras de Aldous Huxley no Brasil (relembre o post). Mais um livro do projeto acaba de sair do forno: Os demônios de Loudun, ensaio originalmente publicado em 1952, sobre um caso registrado pela história de suposta possessão demoníaca em um convento francês, no século XVII. O livro teve sua última edição no Brasil em 1987.

Os demônios de Loudun resgata a história da prioresa Jeanne des Anges, que teria sofrido primeiro a influência das criaturas infernais no convento das ursulinas, em Loudun. Na sequência, outras freiras tiveram convulsões, torceram os corpos e proferiram blasfêmias. Os espetáculos públicos de exorcismo liderados por padres da região, culminaram com a execução pública na fogueira do pároco local, Urban Grandier, jovem devasso bastante apreciado pelas fiéis e odiado pela população masculina da cidade. As sessões de exorcismo perduraram por algum tempo depois da morte do padre.

redgrave
Em 1971, a atriz Vanessa Redgrave deu vida à freira Jeanne no filme Os Demônios, de Ken Russel. O roteiro, de Russel e John Whiting, foi baseado no ensaio de Aldous Huxley

Munido de autobiografias dos envolvidos, variados documentos históricos sobre o caso e de estudos sobre transcendência, psicologia e o contexto sexual da época, Huxley acompanha e comenta os principais acontecimentos em torno de Jeanne des Anges, do padre Grandier e do padre Surin, exorcista que cuidou da prioresa e, pela relação próxima que estabeleceu com ela, chegou a ser possuído também. Em meio à narrativa, o autor reflete sobre o sentimento religioso e as teorias da alma humana; além do pensamento místico relacionado ao contexto histórico e político. Acaba por envolver o caso em um sentimento de época, bem caracterizado pela relação que a Igreja Católica estabeleceu ao longo dos séculos com a repressão sexual.

Ficha Técnica:

unnamedOs demônios de Loudun

Autor: Aldous Huxley

Tradução: Sylvia Taborda

Editora: Biblioteca Azul

400 páginas

Preço: R$ 49,90

Anúncios

1 thought on “Biblioteca Azul relança Os demônios de Loudun, de Huxley”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s