Dicas de leitura, Literatura

Biblioteca Azul relança diário coletivo de Oswald de Andrade

Em 1918, Oswald de Andrade mantinha um apartamento na rua Líbero Badaró, onde recebia importantes figuras da literatura e das artes. Na entrada do imóvel, um livro negro servia de diário coletivo, onde as visitas registravam reflexões, recados, poemas, desabafos, ideias, caricaturas, recortes, piadas, provocações, reportagens e diversas colagens, numa espécie de usina de ideias interativa e precursora dos processos de criação coletiva das redes sociais. O material desse diário, intitulado O perfeito cozinheiro das almas deste mundo, foi recentemente reeditado pelo selo Biblioteca Azul, da Globo Livros.

oswald2A garçonnière de Oswald era frequentada por gente como Monteiro Lobato, Vicente Rao, Léo Vaz, Menotti del Picchia, Guilherme de Almeida e Ignácio da Costa Ferreira, entre outros. Cada um deles, usando pseudônimos ou o próprio nome, deixou uma contribuição no diário. O próprio Oswald  fez no caderno os primeiros esboços de Miramar, personagem que ganhou livro próprio em 1924, Memórias Sentimentais de João Miramar.

Considerado um importante registro da belle époque paulistana e dos anos que antecedem a Semana de 22, que marca o advento do modernismo no Brasil, O perfeito cozinheiro… pode ser lido tanto como um romance caótico e desencontrado, quanto como um objeto de arte ou uma invenção gráfica para além do livro.

Ficha Técnica:

oswaldO perfeito cozinheiro das almas deste mundo

Autor: Oswald de Andrade

Editora: Biblioteca Azul

286 páginas

Preço: R$ 49,90

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s