Passariques do meu quintal, livro de Blandina Franco e do ilustrador José Carlos Lollo, resgata os limeriques, poemas curtinhos que em apenas cinco versos fazem cócegas na imaginação e que foram popularizados no Brasil pela escritora infanto-juvenil Tatiana Belinky, falecida em 2013. O lançamento é do selo Globinho, da editora Globo.
No livro, os poeminhas limeriques voam nas asas dos passarinhos que um menino vê da sua janela enquanto está louco para sair para brincar no quintal, mas ainda não pode, ao menos até terminar a lição de casa.
Retratados pelos traços e tintas de José Carlos Lollo, os passariques tem nomes inacreditáveis, cada um mais estranho que o outro, como estrufo-exuberante e mistronga-da-asa-pelada.
O grande saque dos limeriques é usar e abusar do humor exótico que tanto agrada as crianças. O estilo poético brincalhão mexe com a criatividade e seu principal divulgador foi o desenhista e escritor inglês Edward Lear, artista que consagrou o nonsense na literatura. No Brasil, Tatiana Belinky é considerada a grande mestra desse estilo e o livro de Blandina Franco e José Carlos Lollo presta um tributo a autora, publicando quatro de seus poeminhas inéditos.
Ficha Técnica:
Passariques do meu quintal
Autora: Blandina Franco
Ilustrador: José Carlos Lollo
Selo Globinho / Editora Globo
40 páginas
Preço: 42,00
Indicação: a partir dos 7 anos