Dicas de leitura, Infanto-Juvenil, Literatura

Clássico de Rudyard Kipling é relançado pela Autêntica

O livro juvenil Kim, do escritor britânico Rudyard Kipling, autor de Mogly – O menino lobo, entre outras histórias, encanta gerações em todo o mundo desde que foi publicado pela primeira vez, em 1901. A Autêntica Editora relançou este ano a obra em português, com nova tradução feita pela escritora Maria Valéria Rezende.

A primeira vez que li a obra foi na tradução de 1960, feita por Monteiro Lobato para a editora Companhia Nacional. É essa que temos aqui no acervo de casa até hoje. De certa forma, ao começar a imaginar as aventuras de Rajá, o príncipe da cidade de Ouro e Prata, me inspirei na exuberância dos contos de Rudyard Kipling, que com seu olhar “estrangeiro” de filho de britânicos criado na Índia do século XIX, povoou a imaginação de milhares de crianças ocidentais com cores e cheiros de florestas e animais selvagens.

Kim apresenta um panorama da vida na Índia no final do século XIX. Completam a obra as ilustrações em metal, em alto relevo, feitas pelo pai de Rudyard Kipling.

Sinopse – Kim, o personagem título, é um órfão irlandês que vive na Índia. Sua mãe morre de cólera e seu pai, Kimball O’Hara, um jovem sargento, se entrega ao alcoolismo e falece por conta do vício em ópio. À medida que o menino cresce, vivendo as mais diversas experiências e convivendo com todo tipo de gente, sua perspicácia faz com que seja conhecido como “o amigo de todos”. Prefere se vestir como um hindu a parecer um inglês e vive ao deus-dará em Lahore, na província de Panjab (onde hoje é o Paquistão), até que um dia conhece um lama, um sábio tibetano engajado numa busca mística, e se torna seu chela, ou discípulo. Os dois constroem uma profunda amizade. Ao mesmo tempo em que se dedica ao lama, Kim aproveita o talento para o disfarce e a facilidade em falar vários dialetos e se torna um agente do coronel Creighton, o sagaz chefe do Serviço Secreto, que está tentando descobrir os detalhes de uma conspiração…

Ficha Técnica:

kimKim

Autor: Rudyard Kipling

Tradutora: Maria Valéria Rezende

Ilustrador: J. Lockwood Kipling

Indicação: a partir dos 14 anos

336 páginas

Autêntica Editora

Preço: R$ 39,00

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s