Autores, Literatura, Poesia

8 de Março: Dia das personas de Pessoa

fernandopessoaalvarodecamposOs heterônimos do poeta português Fernando Pessoa, muso-padroeiro-idolatrado-salve-salve-eterno da autora deste blog, completam 100 anos neste sábado, 8 de março. Foi exatamente nesta data, em 1914, que o poeta desmembrou-se em três outros que são diferentes, sendo todos ele mesmo: o mestre bucólico Alberto Caeiro, o neoclássico estóico Ricardo Reis e o futurista Álvaro de Campos, que foi na verdade o primeiro a nascer.

Em 8 de março de 1914, Fernando Pessoa, melhor dizendo, Álvaro de Campos concluiu, em Londres, a Ode Triunfal, formada por 240 versos em estilo livre. A obra seria publicada no ano seguinte no número de estreia da Revista Orpheu. O próprio Fernando Pessoa lavrou a certidão de nascimento de seus heterônimos mais conhecidos em uma carta endereçada ao amigo Adolfo Casais Monteiro. Na missiva, ele conta a origem das suas muitas personas.

Em Lisboa (Portugal), desde a última quinta, 6, até este sábado, 8, acontece o Colóquio Internacional O Dia Triunfal de Fernando Pessoa, reunindo mais de 50 especialistas para debater a vida e a obra do autor. Estão no programa ainda um concurso de curtas-metragem que irá premiar o melhor filme sobre Fernando Pessoa e, para encerrar as atividades, neste domingo, 9, o passeio guiado Lisboa com Fernando Pessoa.

A Ode Triunfal é um poema da fase futurista de Álvaro de Campos, em que o poeta mostra-se entusiasta da modernidade, do progresso, da velocidade e do movimento, na esteira de Marinetti e também inspirado em Walt Whitman.

O poema, segundo Pessoa descreveu na carta a Adolfo Casais Monteiro, foi escrito “num jacto e à máquina de escrever, sem interrupções nem emenda”.

Eis os primeiros versos:

“À dolorosa luz das grandes lâmpadas eléctricas da fábrica
Tenho febre e escrevo.
Escrevo rangendo os dentes, fera para a beleza disto,
Para a beleza disto totalmente desconhecida dos antigos.”

>>Leia a Ode Triunfal inteira aqui

*A ilustração que mostra Pessoa e a persona Álvaro de Campos peguei do site Triplic´Arte

Anúncios

2 thoughts on “8 de Março: Dia das personas de Pessoa”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s