Dicas de leitura, História, Literatura

Livro analisa 200 anos de herança africana na América Latina

Estudos comparativos e históricos da dominação racial e da longa luta contra o racismo na América Latina ainda são raros. A pesquisa sobre as relações raciais depois da abolição, quando existe, foca na atualidade, perdendo-se a dimensão histórica das relações raciais. Pois é preencher essa lacuna que se propõe o historiador George Reid Andrews no livro América Afro-Latina, 1800-2000. Na obra, ele faz uma síntese comparativa da história dos afrodescendentes e das regiões da América Latina influenciadas pela sua presença ao longo de duzentos anos.

Lançada originalmente em 2004 pela Oxford University Press, a obra foi publicada no Brasil em 2007 pela EdUFSCar e agora ganha nova impressão.

Embora a ascensão e a abolição da escravidão e as contínuas relações raciais sejam temas centrais da história dos Estados Unidos, a diáspora africana teve um impacto maior na América Latina e na América Central. Veio para a América Espanhola e Portuguesa uma quantidade mais de dez vezes maior de africanos do que para os Estados Unidos. Nesta obra, considerada a primeira história da diáspora africana na América Latina, desde a emancipação até os dias de hoje, Andrews sintetiza a história das pessoas de descendência africana em cada país latino-americano, desde o México e o Caribe até a Argentina.

O autor examina como os povos africanos e seus descendentes caminharam da escravidão para a liberdade e como ajudaram a moldar e responderam às mudanças políticas, econômicas e culturais em suas sociedades. Individual e coletivamente, buscaram os objetivos da liberdade, da igualdade e da cidadania através do serviço militar, de partidos políticos, organizações cívicas, sindicatos, atividade religiosa e outras vias.

Quem é – George Reid Andrews é professor e pesquisador de História do University Center for International Studies (UCIS) da Universidade de Pittsburgh (Estados Unidos). É autor dos livros Blackness in the White Nation: A History of Afro-Uruguay (University of North Carolina Press, 2010), Afro-Latin America, 1800–2000 (Oxford University Press, 2004), The Social Construction of Democracy, em coedição com Herrick Chapman (Macmillan and New York University Press, 1995), Blacks and Whites in São Paulo, Brazil, 1888–1988 (University of Wisconsin Press, 1991) e The Afro-Argentines of Buenos Aires, 1800–1900 (University of Wisconsin Press, 1980).

Ficha Técnica:

America Afro-LatinaAmérica Afro-Latina 1800-2000 

Autor: George Reid Andrews

Tradução: Magda Lopes

Editora EdUFSCar

318 páginas

Preço: R$ 39,00

*Com informações enviadas pela editora

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s