Dicas de leitura, Literatura

Livro que inspirou “12 anos de escravidão” é lançado no Brasil

12-anos-de-escravidão

O relato verídico do violinista Solomon Northup que inspirou o filme 12 anos de escravidão, forte concorrente ao Oscar 2014, já está nas livrarias do país, em lançamento da Penguin/Companhia das Letras.

A história de Solomon acontece entre 1841 e 1853, nos Estados Unidos. Convidado para fazer parte de uma troupe itinerante de músicos, o violonista faz apresentações pelo país, até ser drogado pelos companheiros de viagem e vendido como escravo para fazendeiros da Louisiana. Sem poder identificar-se como um homem letrado e músico erudito, ou seria assassinado para esconder as provas do ato ilegal, Solomon aguenta anos de maus-tratos e vê de perto a triste realidade da escravidão negra em seu país, até que consegue contato com amigos e é libertado, processando seus sequestradores.

A adaptação para o cinema é do diretor britânico Steve McQueen e além de concorrer ao Oscar de melhor filme e melhor diretor, a obra também concorre a melhor ator (Chiwetel Ejiofor, que vive Solomon), melhor ator coadjuvante (Michael Fassbender) e melhor atriz coadjuvante (Lupita Nyong´o).

No rastro de 12 anos de escravidão, outra obra que chega às livrarias nacionais sobre o mesmo tema é A invenção das asas, romance de Sue Monk Kidd e publicação da Editora Paralela. Pegando fatos reais da vida das irmãs Sarah e Angelina Grimké, Sue escreve a história de uma menina branca de 11 anos que recebe de presente, em seu aniversário, uma garota negra da mesma idade, para ser sua escrava particular. A menina acha repulsiva a ideia de ter um ser humano como propriedade e passa a lutar pela libertação da pequena escrava. O episódio de fato aconteceu com Angelina Grimké.

A partir desse relato, Sue mostra como as irmãs lutaram contra a sociedade racista do sul, onde nasceram, para garantir a liberdade dos escravos e atuaram a vida inteira instruindo crianças negras para que se tornassem cidadãos de pleno direito. As duas sofreram ataques por parte da sociedade de seu tempo, mas nunca desistiram da luta pelo fim da escravidão, chegando a ajudar escravos a fugir do cativeiro quando os meios legais falhavam.

Fichas Técnicas:

12 anos12 anos de escravidão

Autor: Solomon Nothrup

Tradução: Caroline Chang

Editora Penguin/Companhia das Letras

256 páginas

R$ 22,50

capa a invençao das asasA invenção das Asas

Autora: Sue Monk Kidd

Tradução: Flávia Yacubian

Editora Paralela

328 páginas

R$ 29,90 / e-book: 19,90

*Fonte: Exame de Consciência, reportagem de Isabela Boscov na Veja (edição impressa de 19 de fevereiro de 2014)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s