O premiado fotógrafo mineiro Sebastião Salgado ainda colhe os louros pelo Projeto Gênesis, jornada de reportagens fotográficas que durou oito anos e foi transformada em livro. A obra esgotou a primeira tiragem de 12 mil exemplares, foi reimpressa e ficou meses na lista dos mais vendidos em 2013.
Em março próximo, o fotógrafo abre a exposição Gênesis em Porto Alegre e deve também ir a São Paulo, onde lança a autobiografia Da minha terra à Terra. Agora, é o Salgado narrador que se apresenta. Na autobiografia, ele conta sua história pessoal e desvenda as raízes políticas, éticas e existenciais de seu engajamento fotográfico.
As fotos de Sebastião Salgado são famosas no mundo inteiro. Suas imagens em preto e branco de trabalhadores e refugiados já ganharam inúmeros prêmios e são reconhecidas pela profunda dignidade que despertam no interlocutor. No Projeto Gênesis são mostradas cenas em que o homem convive em harmonia com a natureza, numa declaração de amor à Terra em sua grandeza e fragilidade.
A exposição de fotos do Projeto Gênesis passará por mais de 10 países, incluindo Brasil, França, Espanha, Inglaterra, Itália, Suíça, Canadá e Estados Unidos. Sebastião Salgado também é tema de um documentário dirigido por Wim Wenders (Buena Vista Social Club, 1999) e tem previsão de lançamento em outubro deste ano.
Quem é – Sebastião Salgado nasceu em 1944, em Aimorés, Minas Gerais. É formado em economia e começou a carreira de fotógrafo na França, onde mora desde 1973. Trabalhou para as agências Sigma e Gamma, e desde 1979 faz parte da Magnum. Já recebeu os prêmios mais importantes concedidos ao fotojornalismo, entre eles o de Melhor Repórter Fotográfico do Ano, do International Center of Photography, de Nova York; e o Grand Prix da Cidade de Paris.
Ficha Técnica:
Autor: Sebastião Salgado
Tradução: Julia da Rosa Simões
176 páginas
Preço: R$ 24,90 / E-book: R$ 16,90
Acabei de ver a exposição em Madrii! Vale muito a pena! E o Brasil está bem apresentado pela Amazônia e Pantanal! Um abraço!